ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Presidente da CPI irá questionar reitora da UFMS sobre denúncias no HU

Leonardo Rocha | 17/06/2013 14:16
Presidente vai questionar a reitora a respeito das denúncias (Foto: Marcos Erminio)
Presidente vai questionar a reitora a respeito das denúncias (Foto: Marcos Erminio)

O presidente da CPI da Saúde na Câmara Municipal, o vereador Flávio César (PT do B), afirmou que vai questionar hoje à tarde a reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Célia Maria Silva Correa Oliveira, a respeito das denúncias apresentadas pelo conselho gestor do HU (Hospital Universitário) e pela representante do setor de radioterapia do hospital, feitas durante a manhã.

De acordo com o vereador, ficou claro que o conselho funcionava de forma precária, pois os representantes dos usuários eram funcionários locais que tinham seu papel de fiscalização “inibido” pela direção. “Sofriam pressão da administração, tinham atuação manipulada”, esclareceu.

Segundo o presidente, as declarações das convidadas foram na “contramão” do que o ex-diretor do HU (Hospital Universitário), José Carlos Dorsa, expôs na CPI. “Quando ele veio aqui falou que lutou pela manutenção do tratamento, enquanto foi dito que tomou ações para impedir o funcionamento do setor”, ressaltou ele.

Os integrantes da CPI prometeram acrescentar no relatório da comissão todas as denúncias realizadas, assim como requisitar a Polícia Federal proteção às depoentes. “Elas relataram que receberam ameaças e estão com medo de represarias, vamos fornecer o apoio necessário. Foram corajosas em seus depoimentos”, destacou ele.

Alex do PT fez questão de enfatizar que o relatório final da CPI deve ter todas as informações coletadas, para que a população não tenha dúvidas sobre a idoneidade dos trabalhos. “Estamos aqui para investigar e apontar os responsáveis, não para brincar”, destacou. Os vereadores irão ouvir na tarde de hoje, a partir das 15h, a reitora da UFMS Célia Maria Silva Correa Oliveira.

Nos siga no Google Notícias