A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Agosto de 2017

13/04/2017 10:13

Projeto prevê medidas de prevenção contra tuberculose em presídios

Autor cita número elevado de casos da doença nestes locais

Leonardo Rocha
Projeto quer medidas de prevenção em presídios de MS contra tuberculose (Foto: Arquivo)Projeto quer medidas de prevenção em presídios de MS contra tuberculose (Foto: Arquivo)

 O projeto apresentado pelo deputado Junior Mochi (PMDB), prevê tratamento e medidas de prevenção contra a tuberculose, nos presídios de Mato Grosso do Sul. Ele justifica que existem pesquisas que mostram o número elevado de casos da doença, nestes locais.

De acordo com o autor, a tuberculose ainda está entre as doenças infecciosas que mais matam no Brasil, e que o cenário dentro dos presídios é ainda mais grave. "A doença se dissemina diante das condições precárias de higiene, de ventilação e de iluminação solar nas celas", alertou.

Caso seja aprovado, será acrescentado ao calendário anual, um dia de "Combate a Tuberculose no âmbito do Sistema Penitenciário de MS", que vai ser realizado em 25 de março. Nesta oportunidade será intensificado as ações, como avaliação precoce dos casos, realização de triagens, teste molecular, assim como tratamento efetivo dos casos detectados.

Também serão promovidas orientações para prevenção e tratamento da doença. “Recebemos uma equipe que cuida da saúde nos presídios e o índice de pessoas infectadas pela tuberculose é alto. O projeto visa despertar as autoridades diante da gravidade do problema", disse Mochi.

O deputado reconhece que a superlotação nos presídios é um fator determinante, para os números elevados de casos de tuberculose, nos presídios não apenas de Mato Grosso do Sul, como de todo País. "Os dados revelam a necessidade de intensificar o controle a fim de diminuir a tuberculose nas prisões", pontuou.

O projeto segue para as comissões permanentes, para depois ser avaliado em plenário pelos deputados. Caso seja aprovada, a matéria ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a proposta.

Câmara vai homenagear 84 pessoas em sessão do aniversário de 118 anos
A Câmara Municipal de Campo Grande vai homenagear 84 pessoas em sessão solene na próxima quarta-feira (dia 23). Na ocasião, a partir das 19h, serão ...
Moreira Franco: MP das Rodovias dará segurança jurídica e resolverá problemas
O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, afirmou que a MP das Rodovias vai garantir condições de investimento nas concessões at...
Puccineli quer candidato de consenso a presidência do PMDB em MS
Só se for sem disputa. É assim que o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), quer disputar o comando da legenda no Estado, nas ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions