A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

11/11/2017 17:46

Projeto proíbe queima de pneus sem uso de sistema adequado em MS

Intenção é evitar prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente

Leonardo Rocha
Projeto foi apresentado pela deputada Antonieta Amorim, na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)Projeto foi apresentado pela deputada Antonieta Amorim, na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

A deputada Antonieta Amorim (PMDB) apresentou projeto, na Assembleia Legislativa, que proíbe a queima de pneus, sem uso de sistema de filtragem, que retira 90% dos gases e resíduos poluentes, liberados pelo processo de combustão. A intenção é evitar prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente, em Mato Grosso do Sul.

"A queima de pneus destrói a camada de ozônio e agrava o aquecimento global. Para se ter uma ideia incendiar pneu a céu aberto é 13 mil vezes mais mutagênica que a queima de carvão. Os elementos derivados de pneus demoram até 100 anos para serem decompostos", explicou a autora.

Antonieta também destacou que a fumaça liberada, na queima de pneus e outros objetos similares, se torna "altamente tóxica" e provoca doenças irreparáveis ao aparelho respiratório. A proposta ainda especifica que será proibida a queima tanto dos pneus novos, reformados e aqueles sem utilidade.

O projeto ainda estipula que as infrações para quem descumprir tais medidas, ficará a cargo dos órgãos estaduais de vigilância sanitária e de defesa do meio ambiente. "Cabe ressaltar que esta proposta visa atender as relevantes cobranças da população para atender as possibilidades de preservar a saúde e o meio ambiente", ponderou.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions