A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

16/02/2011 13:00

Proposta de reajuste da conta de luz em MS chega até dia 9 à Assembleia

Aline dos Santos e Paulo Fernandes

A Enersul, que atende a 73 cidades do Estado, vai enviar até o próximo dia 9 a proposta de reajuste da conta de luz aos deputados estaduais.

O prazo foi informado hoje pela presidente da empresa, Carmen Campos Pereira, que, em reunião às portas fechadas, na Assembleia Legislativa, fez a prestação de contas das atividades da Enersul em 2010.

Conforme os parlamentares, o principal questionamento foi o valor do reajuste. Porém, a presidente da empresa disse que a planilha ainda não foi finalizada. O pedido de reajuste também será encaminhado para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que define o valor final.

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), que foi relator da CPI da Enersul, afirma ficar preocupado com o fato de que no dia 8 de abril acabam as devoluções por conta dos valores cobrados a mais dos consumidores no Estado.

“Qualquer aumento que tenha dois dígitos será abusivo”, salienta. O parlamentar vai a Brasília no próximo mês para conversar com técnicos que trabalharam na CPI da Enersul.

Segundo o deputado Paulo Duarte (PT), objetivo principal da reunião era saber do reajuste. “Mas o que a Enersul fez não passou de propaganda da empresa. Falaram do trabalho para evitar apagões e investimentos”, relata.

Duarte sugere a realização de audiência pública para discutir a tarifa. “Para que a população não seja pega de surpresa”, afirma. A prestação de contas por parte da empresa foi acordada durante a CPI, realizada em 2007. Assim como envio do pedido de reajuste para conhecimento dos parlamentares.

Multa – Marquinhos Trad questionou sobre as multas impostas pela Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) por interrupções no fornecimento de energia.

“A presidente da Enersul respondeu que estão aperfeiçoando o sistema para reduzir problemas no fornecimento”, diz Trad.

As multas, que somam R$ 1 milhão, são referentes aos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009.

As notificações são decorrentes de descumprimento de indicadores de qualidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora). Os indicadores apontam o número de horas e a quantidade de vezes que um grupo de consumidores tem o serviço elétrico suspenso.

Agepan mantém multa de R$ 1 milhão à Enersul por falta de energia
A Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) manteve a aplicação de multas à Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) por ...
Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


E quando a ENERSUL vai devolver o nosso dinheiro que cobrou a mais? Antes de pedirem aumento deveriam devolver nosso dinheiro
 
João Carlos em 16/02/2011 03:27:54
Nada justifica o rejuste na conta de luz.......na minha residência e na de várias pessoas que eu conheço a Enersul arbitrariamente substituiu o padrão antigo por um novo que adivinhem: fez a conta de energia se elevar consideravelmente......e agora querem um reajuste!!! isso é inconcebível..........espero que a AL-MS toma uma atitude enérgica com relação a essa concessionária que sempre que pode abusa dos consumidores sulmatogrossenses. Rezo para que o Dep. Marquinhos Trad tome frente desse assunto e consiga vencer essa batalha que nem fez com a CPI da Enersul........estamos de olho!!!
 
Roberto Godoy da Silva em 16/02/2011 03:04:29
É só a poeira baixar para que a ENERSUL volte a mostrar todo seu poderio novamente.......o serviço prestado e principalmente o atendimento a nós consumidores sul-mato-grossenses é PÉSSIMO, somos tratados que nem animais e agora vão querer justificar como esse tal reajuste.....contamos com sua ajuda Deputado Marquinhos Trad e também de todo o parlamento estadual!!!! SALVEM-NOS.........
 
Erika Kawakubo em 16/02/2011 02:54:18
E o salário do servidor passr a ter data base em maio, depois que a inflação já fechou o ano em dezembro e tudo já subiu, é isso aí, rumo ao desenvolvimento. Só não sei de quem.
 
joao de deus em 16/02/2011 01:51:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions