Raquel Lyra é reeleita governadora de Pernambuco
Candidata do PSD tinha 53,21% dos votos válidos; João Campos ficou em segundo com 44,84%
Raquel Lyra (PSD) venceu a reeleição para governadora de Pernambuco neste domingo (4), ao alcançar 53,21% dos votos válidos e garantir a vitória no primeiro turno. Com 96,25% das seções apuradas às 20h56, João Campos (PSB) aparecia em segundo lugar, com 44,84%.
A vice-governadora Priscila Krause (PSD) também foi reconduzida ao cargo. O resultado torna Raquel a primeira mulher reeleita para comandar Pernambuco. Ela já havia feito história em 2022 ao se tornar a primeira mulher eleita governadora do Estado.
A vitória encerra uma disputa concentrada entre Raquel e João desde o início da campanha. Os dois dominaram as pesquisas e chegaram à votação deste domingo responsáveis por quase a totalidade das intenções de voto.
Para João Campos, o resultado representa a primeira derrota nas urnas. Ele havia sido eleito deputado federal em 2018 e venceu duas disputas consecutivas pela Prefeitura do Recife, em 2020 e 2024.
A corrida estadual colocou frente a frente dois nomes ligados a famílias que já comandaram Pernambuco. Raquel é filha de João Lyra Neto, que assumiu o governo em 2014. João Campos é filho de Eduardo Campos, governador entre 2007 e 2014.
Durante a campanha, os dois concentraram os debates em temas como segurança, saúde, infraestrutura, políticas sociais e capacidade administrativa. Raquel buscou a reeleição com propostas como a conclusão do Arco Metropolitano, a implantação de prontuário eletrônico na saúde, o programa Palafita Zero e a ampliação do Mães de Pernambuco.
João apresentou, entre as principais promessas, a construção de quatro hospitais, a isenção de IPVA para motos de até 180 cilindradas e a criação do Pé-de-Meia Pernambuco.
Raquel, de 47 anos, nasceu no Recife e é formada em Direito pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Antes de chegar ao governo estadual, foi deputada estadual e prefeita de Caruaru por dois mandatos.
Ela venceu a eleição para a prefeitura em 2016 e conseguiu a reeleição no primeiro turno em 2020. Em 2022, deixou o cargo para disputar o Governo de Pernambuco e derrotou Marília Arraes no segundo turno.


