ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

Secretário avalia na CPI da Assembleia que saúde de Dourados é precária

Leonardo Rocha | 25/06/2013 08:20
Presidente da CPI quer lista de médicos e serviços da saúde oferecidos em Dourados (Foto: divulgação)
Presidente da CPI quer lista de médicos e serviços da saúde oferecidos em Dourados (Foto: divulgação)

O secretário municipal de saúde de Dourados, Sebastião Nogueira, afirmou que o sistema de saúde do município está precário e que esta situação resulta em mau atendimento a população. Nogueira fez esta constatação durante reunião da CPI da Saúde da Assembleia Legislativa, realizada ontem na Câmara Municipal da cidade.

Segundo Nogueira, o município gasta 39% da sua receita para custear a saúde e que os repasses estaduais e federais são insuficientes. “O governo federal repasse 50% dos nossos gastos, enquanto que o executivo estadual contribui com 11%, no entanto ainda a carga está pesada”, destacou. Dourados gasta cerca de R$ 13 milhões ao mês com o setor.

Ele também destacou que a cidade conta com apenas 55 leitos e que no mínimo deveria ter 80. “O município atende 33 municípios vizinhos, que representa uma cidade de 800 mil pessoas”, comparou. O secretário ainda revelou que existem serviços que precisam ser contratados novamente, apesar de já terem sido pagos. “Esta denúncia precisa ser investigada e esclarecida, vou pedir por meio de requerimento a planilha do número de médicos e serviços do município”, destacou Amarildo Cruz (PT), presidente da CPI.

A ex-secretária de saúde, Silvia Regina Bosso (2011-2012) também concordou com seu sucessor e destacou a péssima situação da saúde em Dourados. Ela apontou três alternativas para esta questão: Um novo hospital, uma unidade especial de diagnóstico e um sistema de informação mais eficiente.

A reunião teve a participação de mais de 300 pessoas que compareceram no auditório da Câmara com faixas e cartazes pedindo melhorias na saúde.

Nos siga no Google Notícias