ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Senadores da República Tcheca visitam Batayporã no próximo dia 5

Da Redação | 31/10/2011 16:36

O senador Antonio Russo e a deputada Dione Hashioka recebem no próximo sábado, 5, uma comitiva de senadores e representantes da República Theca, que estarão visitando o município para homenagear o Jindrich Trachta, pioneiro e um dos principais colaboradores do fundador de Batayporã, Jan Antonin Bata.

Batayporã, atualmente com 12 mil habitantes (313 km de Campo Grande), tem forte influência Tcheca em razão de sua formação histórica que remonta os anos da década de 60 do século XX. O município nasceu como resultado de um projeto de colonização do industrial tcheco Jan Antonin Bata, idealizador de mais de oitenta cidades em todo o mundo.

As terras onde hoje se encontra a cidade pertenciam à Cia. Viação São Paulo-Mato Grosso, então propriedade de Jan Bata, que as adquirira em 1921. No dia 12 de Novembro de 1963, através da Lei nº. 1967, o distrito de Batayporã foi desmembrado do município de Nova Andradina.

O mais notável pioneiro da cidade foi Jindrich Trachta, gerente da Cia. Viação São Paulo-Mato Grosso. Neste aspecto, muitos estudiosos de temas sobre a formação da cultura brasileira por meio da influência estrangeira tem se interessado pelo caso de Batayporã pelo fato de ser um dos poucos lugares no Brasil que foi fundado por imigrantes tchecos.

A visita dos senadores da República Tcheca justifica-se neste sentido pelo fato da cidade ter preservado a história dessa imigração com a implantação do Centro de Memória “Jindrich Trachta”, que está instalado em parte da antiga casa gerencial da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso. Lá funciona um pequeno espaço com exposição de objetos, documentos, narrativas e fotografias da época da colonização de Batayporã, permanentemente exposto.

Os membros da comitiva do senado da República Tcheca que visitarão pela primeira vez o município são: Anna Palecková (Vice-presidente do Senado), Tomas Grulich (senador), Jaromír Jermár senador), Marie Srámková (secretário do Senado), Stanislav Kázecky (representante do Ministério das Relações Exteriores) e Pavle Procházka (Consul Geral da República Tcheca).

Para o senador Antonio Russo a homenagem aos visitantes estrangeiros constitui ato oficial importante porque mostra a diversidade cultural de Mato Grosso do Sul, que tem influência interna de várias regiões brasileira, e também externa de vários países. “Mato Grosso do Sul nasceu com essa importante característica de acolher todos aqueles que sonhavam em desbravar novas fronteiras”, explica Russo.

Segundo o senador, a visita ofical de representantes da República Tcheca será um marco histórico porque acrescentará elementos importantes da diversidade de influências na nossa formação cultural.

Nos siga no Google Notícias