A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

31/08/2018 09:20

TCE-MS fará apresentação de ferramenta que agiliza fiscalização

Tribunal vai conseguir monitorar órgãos públicos com acesso direto ao seus bancos de dados

Leonardo Rocha
Pleno do Tribunal de Contas durante sessão (Foto: Divulgação - TCE)Pleno do Tribunal de Contas durante sessão (Foto: Divulgação - TCE)

O TCE-MS (Tribunal de Contas Estadual de MS) vai reunir dez presidentes de outros tribunais de contas, para uma apresentação técnica sobre a ferramenta que vai agilizar as fiscalizações dos gestores em tempo real, tendo acesso direto aos seus respectivos bancos de dados. O encontro será a partir das 13h, na sede da instituição, em Campo Grande.

A ferramenta chamada “E-Extrator” será capaz de buscar informações diretamente do banco de dados das prefeituras, governo estadual e demais órgãos públicos. Este monitoramento será acompanhado pelo painel dos auditores do Tribunal. O objetivo é identificar de forma imediata eventuais indícios de irregularidades.

A instituição vai usar de tecnologia da informação e inteligência artificial para cumprir esta tarefa.Alguns testes já foram feitos na área de saúde e educação, como na análise dos gastos com Farmácia Básica, que se trata de um dos maiores emissores de nota fiscal, em função das vendas dos laboratórios para Mato Grosso do Sul.

Também foi analisado com eficiência as metas do Plano Nacional de Educação, quando foi possível alertar os municípios, para que cumpram as exigências no prazo solicitado. A medida adotada no Tribunal foi destaque do Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que ocorreu em outubro do ano passado, em Curitiba.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions