ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 22º

Política

Tereza Cristina toma posse e inicia mandato no Senado ao lado de Trad e Soraya

Cristina ocupa a vaga que era da atual ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB)

Lucia Morel | 01/02/2023 14:46
A ex-ministra da Agricultura e senadora Tereza Cristina em posse no Senado Federal. (Foto: Reprodução)
A ex-ministra da Agricultura e senadora Tereza Cristina em posse no Senado Federal. (Foto: Reprodução)

A ex-ministra da Agricultura e senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (PP) tomou posse esta tarde no Senado Federal. Ela foi a única eleita nas eleições do ano passado, já que Nelson Trad (PSD) e Soraya Thronicke (União) mantêm seus mandatos, iniciado após as eleições de 2018, e seguem até 2026.

Cristina ocupa a vaga que era da atual ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), que foi eleita em 2014 e encerrou no ano passado os oito anos de mandato, quando também disputou a presidência da república. A senadora empossada foi ministra do ex-presidente Jair Bolsonaro (PP) e havia se licenciado do cargo da deputada federal para assumir a pasta da Agricultura.

Na breve fala de posse, afirmou que “pelo Mato Grosso do Sul, pelo Brasil, eu prometo”, se referindo à outra fala, do primeiro senador a ser empossado, Otto Alencar (PSD), que disse: "prometo guardar a Constituição Federal e as leis do País, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Currículo – Tereza Cristina obteve 829.149 votos, sendo 60,85% dos considerados válidos. Ela tem 68 anos e nasceu em Campo Grande. É engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG) e produtora rural.

Dirigiu a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) e foi secretária estadual de Produção na gestão de André Puccinelli (MDB).

A atual senadora foi eleita deputada federal em 2014 pelo PSD e até o ano passado estava em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Os suplentes de Tereza Cristina são Tenente Portela (PL) e Paulo Salomão (PP).

Nos siga no Google Notícias