ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

TRE implanta norma própria para contas

Redação | 23/07/2010 15:29

A prestação de contas dos candidatos e partidos nas eleições de 2010 tem novas regras e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) irá implantar formulário de prestação de contas final e restringir a documentação a ser apresentada, para evitar situações como falta de comprovação e morosidade na conferência dos comprovantes de gastos na campanha.

A informação foi repassada na tarde de hoje em palestra realizada pela Auditoria do Tribunal às pessoas que atuam no setor financeiro das coligações, comitês e partidos.

"O uso da internet e do cartão de crédito forçou mudanças na maneira de prestar contas. A intenção é facilitar o trabalho dos partidos e também do Tribunal", disse o Desembargador Luiz Carlos Santini, presidente do TRE/MS.

O novo modelo será obrigatório para a prestação de contas final, após o 1° turno, que deve ser feito em documentos físicos no dia 2 de novembro.

"Nossa proposta é tornar a prestação de contas mais transparente, fácil de ser preenchida e que não provoque tumulto no dia da prestação, quando o responsável aparece com muitos comprovantes que não sabe explicar a procedência", argumenta Nivaldo Azevedo, coordenador de Controle Interno do TRE.

Na próxima semana, os candidatos, comitês e partidos deverão apresentar, via internet, a primeira prestação de contas parcial. As informações serão repassadas ao TRE por meio de sistema eletrônico de dados.

"A primeira prestação parcial deve ser feita a partir do dia 28 de julho até 3 de agosto. Já a segunda será realizada de 28 de agosto a 3 de setembro, exclusivamente pela internet", complementa Nivaldo.

Recursos

Nos siga no Google Notícias