ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Política

Troca-troca: A dois dias do fim da janela partidária PL e PP crescem em MS

Solidariedade e PTB perdem seus representantes no parlamento estadual

Gabriela Couto | 30/03/2022 12:09
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nome do PP no Estado, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL). (Foto: MAPA)
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nome do PP no Estado, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL). (Foto: MAPA)

Está chegando ao fim o prazo para os políticos aproveitarem a janela partidária e mudarem de legenda, sem ter problemas judiciais. No balanço feito hoje (30), a dois dias do encerramento do prazo, os destaques ficam para crescimento do PL e PP.

As duas legendas integram representantes da ala bolsonarista nacionalmente. O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro é do PL. O partido que tinha apenas um representante na Assembleia Legislativa, João Henrique Catan, agora tem um deputado federal, Loester Gomes, o Tio Trutis e na esfera estadual, Renan Contar, o Capitão Contar, Carlos Alberto David, o Coronel David e Neno Razuk.

Já o PP, que passou para as mãos da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, filiou na esfera federal Luiz Ovando. Já na Assembleia Legislativa, que antes tinha dois deputados do partido, Evander Vendramini e Gerson Claro, agora passa a ter mais um, Londres Machado. Além disso diversos prefeitos e vereadores que eram do DEM seguiram a ministra após a fusão com o PSL, que originou o União Brasil.

Na Assembleia Legislativa apenas José Carlos Barbosa, o Barbosinha (sem partido) e Paulo Duarte (MDB) ainda não definiram o rumo da legenda. Mas ambos estarão na base do governo e apoiarão a candidatura do secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, na sucessão estadual.

Os tucanos, apesar de terem perdido Felipe Orro para o PSD e Rinaldo Modesto para o Podemos, acabaram ganhando Jamilson Name e Zé Teixeira. Desta forma o PSDB continua com a maior bancada na Casa de Leis, junto com Mara Caseiro, Marçal Filho e Paulo Corrêa. Todos vão disputar a reeleição, formando uma das chapas proporcionais mais pesadas da disputa em outubro.

Dois partidos foram extintos da Assembleia Legislativa: Solidariedade e PTB. Herculano Borges se filiou ao Republicanos e Lucas de Lima ao PDT. Já na Câmara dos Deputados, Dagoberto Nogueira (PDT) trabalha para fechar chapa proporcional. Se não conseguir os números suficientes pela legislação passará a ser tucano.

Já a irmã de Rinaldo, deputada federal Rose Modesto, saiu do PSDB para o União Brasil, onde é a pré-candidata do partido ao governo do Estado. Pela legislação, será no dia 2 de abril também o prazo final para desincompatibilização de cargos de quem deseja disputar as eleições deste ano.

Nos siga no Google Notícias