ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

TSE nega recurso sobre regras para internet nas eleições

Redação | 02/09/2008 17:59

TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou hoje uma liminar em mandado de segurança que pedia restrições quanto à propaganda eleitoral na internet nas eleições municipais deste ano.

O recurso julgado pelo ministro Joaquim Barbosa foi impetrado portal iG. Na decisão, o ministro considerou que a instrução apenas repete normas utilizadas nas eleições de 2004 e 2006, portanto, não há ilegalidade.

Os artigos da Resolução 22.718/2008, contestada pelo iG, dispõem que a propaganda eleitoral na Internet somente será permitida na página do candidato destinada exclusivamente à campanha eleitoral. Além disso, os candidatos poderão manter site com a terminação "can.br", ou com outras terminações, como mecanismo de propaganda eleitoral até a antevéspera da eleição.

No recurso, a empresa pediu a suspensão dos efeitos dos dois artigos questionados sob o argumento de afronta à Constituição. A empresa considerou ainda que o TSE exorbitou seu poder regulamentar ao introduzir restrição não prevista em norma constitucional ou legal. O provedor alega que a resolução restringiu a divulgação de informações jornalísticas e a comercialização de espaços publicitários para partidos políticos.

O ministro Joaquim Barbosa afirmou que não há disposição constitucional ou legal que estabeleça regra específica para uso da Internet para veicular propaganda eleitoral. Segundo ele, o TSE regulamentou a matéria nos limites do poder que lhe é conferido pelo ordenamento jurídico.

Nos siga no Google Notícias