A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

18/07/2013 14:00

Vereadora vai pedir ao MEC para afastar reitora do comando da UFMS

Jéssica Benitez

Com base nas denúncias apontadas pelo Ministério Público, Policia Federal e Controladoria Geral da União acerca da operação “Sangue Frio”, bem como nos depoimentos que a reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Célia Maria Correa à CPI da Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande, a vereadora Luiza Ribeiro (PPS), que não faz parte da comissão, enviará ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) pedido de intervenção na instituição e para afastá-la do cargo. O pedido se estenderá ao vice-reitor João Ricardo Tognini.

Para a parlamentar, a reitora apresentou uma série de contradições sobre a gestão dos recursos do HU, principalmente no setor de oncologia, durante acareação promovida pela comissão. “Portanto, este pedido de intervenção federal e medida cautelar administrativa, são fundamentais para que sejam averiguadas e sanadas de maneira transparente, punindo os responsáveis pelo desvio de recursos com a finalidade de garantir a devida transparência na administração pública”, explicou Luiza.

Ainda de acordo com a vereadora, a medida se faz necessária porque somente no Ministério Público Federal foram instaurados, contra a UFMS, 58 inquéritos civis, sendo 29 deles em 2012, por possíveis improbidade administrativa entre elas, o superfaturamento e emissão de nota em nome da universidade em favor de empresa terceirizada e concessão irregular de bolsas até fraude em pregões eletrônicos.

“Até mesmo o processo de eleição da reitora foi alvo de suspeitas do MEC, que na época, cobrou explicações sobre as irregularidades no processo de formação da lista tríplice. Assim temos um histórico de agravantes sobre a gestão da reitora”, opinou. Célia já foi depoente à CPI da Saúde da Câmara duas vezes. A reitora teve participou de acareação com o ex-diretor do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa, devido a contradições no depoimento de ambos.



Estou de acordo com todos, também não sabia da existência dessa vereadora, mas, também terá meu voto. Alguém teve que tomar a frente, e foi logo um "peixe" pequeno, comparando com os nossos deputados entre outros, como disse Mara de Oliveira. Vamos ver agora no que vai dar tudo isto
 
Walquiria Paiva em 23/07/2013 18:40:04
Eu não votei nessa vereadora Luiza Ribeiro, nem sabia de sua existência, mas ela já tem meu voto nas próximas eleições. Por essa e por outras atitudes.
 
andré luiz em 18/07/2013 15:57:34
Essa é esperta, já vestiu a camisa dos eleitores da UFMS, na proxima tá re-eleita.
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 18/07/2013 15:42:08
Até que enfim alguém tomou uma atitude. Mulher de coragem essa vereadora, coragem que faltou para os deputados federais e senadores do nosso estado, que preferiram se omitir. Só essa da reitora de cancelar auxílio alimentação dos acadêmicos já merecia ser exonerada do cargo. Se não for para atender aos alunos, qual o objetivo das universidades públicas??
 
Mara de Oliveira em 18/07/2013 14:56:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions