ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Vereadores querem proibir contratação de artistas que “desvalorizem” as mulheres

Leonardo Rocha | 08/07/2013 09:34
Vereadores não querem que o Estado invista em artistas que incentivem a violência e desvalorização das mulheres (Foto: divulgação)
Vereadores não querem que o Estado invista em artistas que incentivem a violência e desvalorização das mulheres (Foto: divulgação)

Os vereadores Paulo Siufi (PMDB) e Zeca do PT protocolaram na Câmara Municipal um projeto que proíbe o uso de recursos públicos para contratação de artistas que tenham músicas, coreografias ou letras que “desvalorizem” e exponha às mulheres a situação de constrangimento.

A proposta ainda restringe manifestações que incentivem a violência ou tenham conteúdo de homofobia e discriminação racial. Se o projeto for aprovado, os responsáveis por fazer esta contratação devem incluir esta “cláusula” no contrato, caso este seja descumprido, o artista pode pagar multa de 50% do valor acordado.

Os vereadores ainda sugerem que a Fundac (Fundação Municipal de Cultura) e o Conselho Municipal de Cultura façam um relatório anual com os nomes de artistas que “desvalorizam” as mulheres e incentivam a violência. Eles ainda apontam que esta pesquisa pode ser feita nas rádios, TV e internet.

Na justificativa, os autores ressaltaram que nos últimos tempos a indústria cultural disponibiliza o “pior” tipo de música possível. Ainda citaram o famoso “jabá”, que é uma espécie de pagamento às rádios para executar músicas pro diversas vezes ao dia. “Em um primeiro momento elas são justificadas como brincadeiras momentâneas, mas o resultado é a ação de reforço da prática de violência física e psicológica contra a mulher, homossexuais ou negros”, diz a proposta.

Segundo o projeto, o Estado deve funcionar como “indutor” de manifestações que agreguem e não incentivem algo que denigra grupos sociais. A Lei Orgânica do Município também rechaça qualquer forma de discriminação e aponta que o município deve combater estas práticas.

Nos siga no Google Notícias