A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

25/09/2012 08:16

Leitor flagra tamanduá mirim "passeando" pelo Parque Izabel Gardens

Mariana Lopes
Tamaduá procurou abrigo na lixeira para escapar de cachorros (Foto: Edson Clemente Dias)Tamaduá procurou abrigo na lixeira para escapar de cachorros (Foto: Edson Clemente Dias)

O leitor do Campo Grande News Edson Clemente Dias flagrou na noite de ontem, por volta das 23h, um tamanduá mirim “passeando” nas ruas do bairro Parque Izabel Gardens, próximo ao supermercado Atacadão da Coronel Antonino.

Edson estava na casa dele quando percebeu na calçada a presença de um animal diferente e a agitação dos cachorros das residências vizinhas também despertou a curiosidade do leitor.

Quando foi conferir do que se tratava, deu de cara com um tamanduá mirim, que já estava em cima da lixeira da casa, assustado com os latidos dos cães. A presença do animal chamou a atenção dos outros moradores da rua.

Após conseguirem amarrar o tamanduá, os moradores ligaram para a Polícia Militar Ambiental para fazer o resgate do animal. “Mas disseram que não tinham pessoal disponível para fazer o trabalho e nos orientaram a soltar o bicho no mato”, conta Edson.

Segundo Edson, a reserva mais próxima ao bairro é da área do exército do Nova Lima, de onde o leitor acredita que o tamanduá tenha saído. Diante da situação, os moradores soltaram o animal e não sabem para aonde ele foi. “Não tinha o que a gente fazer, não havia material adequado para levá-lo a qualquer lugar”, justifica Edson.

De acordo com o major Cesar Freitas Duarte da Polícia Militar Ambiental, a equipe que estava de plantão na noite de ontem atendia outra ocorrência quando os moradores solicitaram o resgate.

O major afirma que em regiões próximas a matas e reservas é comum o aparecimento de animais silvestres. Em casos como este, as pessoas podem informar a PMA ou o Corpo de Bombeiros para fazer a captura do bicho.



Fala-se tanto em parcerias publico-privadas, porque não adotar também para a atividade de resgate à animais ? Em países que não tem a mesma estrutura policial engessada como a nossa, existem várias entidades e até mesmo divisões especiais de polícia, especializadas em resgates de animais, sejam eles domesticados ou selvagens. Vamos pensar mais nisso.
 
Flavio Marcio em 26/09/2012 10:57:33
Aconteceu o mesmo conosco, achamos um tamanduá mirim, na rua em frente de casa perto do parque dos poderes, ele era bem pequeno parecia ser filhote, estava andando sem rumo parecia perdido e na rua, em tempo de ser atropelado. Não conseguimos capturá-lo mas seguimos ele até ele parar, ligamos para PMA e a resposta: Disseram que poderia ser um gambá! E que não tinham viatura!!! Enfim o bicho sumiu
 
Ingrid Laura de Paula em 26/09/2012 09:48:20
Soltar o bicho onde? na frente de algum carro ou no meio a cães que o matariam logo? Daí seria mais rápido né!!! Pois se a população se preocupa com o bichinho mas as autoridades não se manifestam, a quem recorrer? "A natureza é perfeita, o homem a desgraça do planeta", com toda razão Neyde de Oliveira.
Me angustia imaginar onde está o tamanduá agora? Vivo ou morto?
 
Elvia Silva em 26/09/2012 09:40:39
PMA É DE UMA INUTILIDADE MONSTRA. JÁ ACIONAMOS DUAS VEZES! DUAS VEZES!! DEVIDO À ANIMAIS SILVESTRES EM ÁREA URBANA E EM NENHUMA DAS VEZES HAVIA VIATURA OU GENTE DISPONÍVEL.
OU SE TEM UMA QUANTIDADE MONSTRUOSA DE OCORRÊNCIAS, OU A PMA TÁ SEERVINDO SÓ DE ENFEITE.


FICO COM A SEGUNDA.
 
Agnem Klotzk em 26/09/2012 09:07:11
Linda atitude!! Só não podemos soltar em qualquer lugar, afinal, trata-se de um animalzinho indefeso que esta fora de seu habitat.
 
viviane bueno em 25/09/2012 10:06:45
Não é a primeira notícia que leio no CG News e, mais uma vez, é relatado que a PMA não pôde se deslocar ou fazer qualquer procedimento, efetivo, em razão de falta de pessoal ou recurso imediato.

Caramba! Justo na cidade que intitulam ser a "capital do Pantanal", a PMA recebe este tipo de investimento? ... vergonha pouca é bobagem. Estão lá só de enfeite! Revoltante.
 
Roustan Magno Amarilla Filho em 25/09/2012 09:38:21
Que lindooo!!! a natureza é perfeita, o homem a desgraça do planeta.
Parabéns!!! ao leitor que teve a sensibilidade, em fazer essa bela imagem.
 
Neyde de Oliveira em 25/09/2012 09:01:48
O CENTRO DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES, DEVERIA SE MANIFESTAR, POIS A POLICIA MILITAR AMBIENTAL FAZ UM NÚMERO EXPRESSIVO DE CAPTURAS DE ANIMIAS SILVETRES, QUE SÃO DIÁRIAMENTE ENCAMINHADOS PARA ESSE ORGÃO PARA SEREM TRATADOS E DEVOLVIDOS PARA SEU HABITATE. ENTÃO, FICA PARACENDO QUE TODO UM TRABALHO DE MAIS DE VINTE ANOS NÃO TEM SEUS MÉRITOS. BUSQUEM TAMBÉM AS QUALIDADES.
 
Luiz Vilalva em 25/09/2012 06:26:17
kkkk parece piada, a policia ambiental NUNCA, tem viatura. NUNCA. o que esse povo anda fazendo tomando tereré.
ta na hora de honrar o cargo de servidor publico, e começar a trabalhar gente. QUE VERGONHA
 
aline peralta em 25/09/2012 05:38:00
Anós atrás um tamanduá apareceu em minha casa. Ligamos para a PM ambiental e a resposta foi a mesma. Ficamos com a "visita" em casa por horas, até que o resgate chegasse.
 
Déa Pinheiro em 25/09/2012 03:17:56
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions