ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Direto das Ruas

Quatis alimentam-se de manga no estacionamento da Assembleia

Edmir Conceição | 01/12/2011 13:18
Quati fita olhos no repórter news ao ser fotografado (Fotos: Marcos Augusto)
Quati fita olhos no repórter news ao ser fotografado (Fotos: Marcos Augusto)
Animal saboreaia fruto na copa de mangueira no estacionamento da Assembleia.
Animal saboreaia fruto na copa de mangueira no estacionamento da Assembleia.

Leitor do Campo Grande News, Marcos Augusto flagrou no meio da manhã desta quinta-feira, no estacionamento da Assembleia Legislativa, quatis se alimentando de mangas. Os frutos, abundantes nesse período, atraem servidores da Casa, mas agora eles disputam as mangas com o quatis que habitam a reserva do Parque dos Poderes.

No estacionamento da Assembleia há vários pés de manga, que foram plantadas para garantir sombra. Nesta quinta-feira os quatis fizeram a festa e não se importam com a presença dos servidores. Os animais passeiam entre os carros e até arriscam incursões dentro do prédio. Nas copas das mangueiras, apalpam os frutos e só pegam os que estão maduros. Descascam e comem apenas a polpa, ainda no alto das árvores.

Dos animais silvrestres que habitam a reserva, os quantis são em maior número. O quati (ou coati) é um mamífero aparentado do guaxinim, possuindo entretanto um nariz mais comprido e um corpo mais alongado. Vive em bandos de oito a dez, é praticamente onívoro e alimenta-se de minhocas, insetos e frutas. Aprecia também ovos, legumes e especialmente lagartos. Dorme no alto das árvores enrolado como uma bola e não desce antes do dia clarear.

Nos siga no Google Notícias