A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

06/04/2014 14:47

Seprotur realiza projeto para melhorar produção de leite em MS

Leonardo Rocha

A Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Indústria, do Comércio e do Turismo) junto com o Instituto Sistêmico e Sebrae realizam projeto de orientação e atendimento ao pequeno produtor, que tem como objetivo melhorar a produção de leite no Estado.

Apenas na região central, mais de 453 produtores já foram atendidos e receberam a orientação devida, principalmente em relação à alimentação dos animais, para melhorar os índices de reprodução. Eles recomendam que aumente no mínimo, 10% da alimentação, para que eles mantenham o crescimento, gerem uma nova vida e produzam mais leite.

Programa – O governo estadual já criou o programa “Leite Forte”, justamente para investir e organizar ações neste setor. De acordo com a Seprotur, em dois anos foram investidos R$ 32 milhões neste programa, sendo o total de R$ 130 milhões na agricultura familiar.

A ex-secretária de Produção,  Tereza Cristina Corrêa, ressaltou que o Estado produz 1,6 milhões de litros de leite por dia, e tem a meta de dobrar a produção. Ela ressaltou que o leite (produzido) não é suficiente para atender a demanda do Estado, além do fato de uma parte ser enviada para outros estados.

Paulo Engel, que ficará a frente da pasta, apontou que os números produzidos no Estado ainda são modestos, já que Mato Grosso do Sul está na 15° colocação em relação aos demais estados.

Entre os motivos para este desempenho está o sistema misto de produção (carne e leite), baixa especialização da atividade, uso de manejos incorretos nas pastagens e baixa cultura de cooperativa.

“Por este motivo que o Programa Leite forte está articulando todas as ações entre os municípios, entidades e produtores, para um trabalho articulado”.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions