ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Seprotur realiza projeto para melhorar produção de leite em MS

Leonardo Rocha | 06/04/2014 14:47

A Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Indústria, do Comércio e do Turismo) junto com o Instituto Sistêmico e Sebrae realizam projeto de orientação e atendimento ao pequeno produtor, que tem como objetivo melhorar a produção de leite no Estado.

Apenas na região central, mais de 453 produtores já foram atendidos e receberam a orientação devida, principalmente em relação à alimentação dos animais, para melhorar os índices de reprodução. Eles recomendam que aumente no mínimo, 10% da alimentação, para que eles mantenham o crescimento, gerem uma nova vida e produzam mais leite.

Programa – O governo estadual já criou o programa “Leite Forte”, justamente para investir e organizar ações neste setor. De acordo com a Seprotur, em dois anos foram investidos R$ 32 milhões neste programa, sendo o total de R$ 130 milhões na agricultura familiar.

A ex-secretária de Produção,  Tereza Cristina Corrêa, ressaltou que o Estado produz 1,6 milhões de litros de leite por dia, e tem a meta de dobrar a produção. Ela ressaltou que o leite (produzido) não é suficiente para atender a demanda do Estado, além do fato de uma parte ser enviada para outros estados.

Paulo Engel, que ficará a frente da pasta, apontou que os números produzidos no Estado ainda são modestos, já que Mato Grosso do Sul está na 15° colocação em relação aos demais estados.

Entre os motivos para este desempenho está o sistema misto de produção (carne e leite), baixa especialização da atividade, uso de manejos incorretos nas pastagens e baixa cultura de cooperativa.

“Por este motivo que o Programa Leite forte está articulando todas as ações entre os municípios, entidades e produtores, para um trabalho articulado”.

Nos siga no Google Notícias