Picolés com tartrazina e amendoim não declarados têm venda suspensa
Anvisa também proibiu anúncios da Luxlife por promessas enganosas de efeitos à saúde
Sem aviso sobre alergênicos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a venda e determinou o recolhimento de cinco picolés da marca Aice. A agência também proibiu a propaganda de todos os produtos da empresa Luxlife.
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Anvisa suspende venda de picolés da marca Aice e proíbe propaganda de produtos Luxlife. Picolés Aice nos sabores milk melon, juju apple, frutyroll, nanas e berry chocomax apresentaram irregularidades na rotulagem de alergênicos. Os quatro primeiros continham tartrazina, corante que pode causar reações alérgicas, sem a devida advertência. O último continha amendoim, também sem a informação clara no rótulo. A Luxlife, por sua vez, teve sua propaganda suspensa devido a alegações terapêuticas enganosas em seus produtos. Prometiam benefícios como redução do colesterol, prevenção do câncer de próstata, auxílio no tratamento de diabetes e controle da ansiedade, sem comprovação científica. A Anvisa determinou o recolhimento dos picolés Aice e a interrupção da publicidade da Luxlife.
De acordo com a Anvisa, os picolés da Aice nos sabores milk melon, juju apple, frutyroll e nanas contêm o corante tartrazina, conhecido por causar reações alérgicas em pessoas sensíveis. Já no sabor berry chocomax, foi detectada a presença de amendoim. Nesses sabores não foi mencionada de forma clara a presença dos itens na rotulagem dos produtos.
“A suspensão envolve a comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso dos produtos. Dessa forma, nenhuma unidade citada acima pode ser comercializada. [...] A declaração sobre a presença de ingredientes alergênicos é obrigatória e tem o objetivo de prevenir consumidores que possam ter restrições a esses itens”, informou a Anvisa.
Ao Campo Grande News, a Aice Brasil informou que iniciou uma força-tarefa para recolher os lotes desses sorvetes. “A medida visa acelerar a adequação da rotulagem de alguns produtos, em conformidade com a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, acrescenta.
A atualização da rotulagem deixará claro na embalagem a presença de amendoim e do corante tartrazina. “A adequação é exclusivamente informativa. A qualidade e a segurança de todos os sorvetes AICE permanecem as mesmas, devidamente aprovadas e registradas pelas autoridades sanitárias”.
Em relação aos produtos da empresa Luxlife, a agência determinou a suspensão da propaganda de todos os itens. A medida foi adotada após a constatação de que a empresa fazia alegações terapêuticas e promessas de saúde não aprovadas, consideradas enganosas.
“Entre as promessas enganosas, estavam a redução do colesterol ruim, prevenção do câncer de próstata, ajuda no tratamento de diabetes, redução da glicemia, tratamento cardiovascular, tratamento de próstata, ansiedade, estresse, entre outros”, completou a nota.
(*) Matéria alterada às 12h57, do dia 15 de julho de 2025, para acréscimo de informação
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