ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Educação e Tecnologia

Alerta de desastres naturais por SMS tem mais de 40 mil cadastrados em MS

Adriano Fernandes | 08/01/2019 23:45
Monitoramento feito na central de meteorologia do Estado. (Foto: Divulgação)
Monitoramento feito na central de meteorologia do Estado. (Foto: Divulgação)

Prestes a completar um ano de lançamento, no próximo dia 15, o serviço de alerta de desastres naturais, tem 40.917 celulares cadastrados em Mato Grosso do Sul. Desde o início da operação foram emitidos 42 alertas aos sul-mato-grossenses. O primeiro de 2019 foi enviado hoje sobre a previsão de chuvas intensas na região sul do Estado.

Somente em Campo Grande são 22.675 usuários cadastrados, apontam dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Em Dourados são 2.704 pessoas; 2.061 em Três Lagoas; e 842 em Corumbá. Os cadastros estão registrados em todos os municípios e distritos de MS, distribuídos em sete operadoras.

“Esse serviço de alerta acabou modificando a nossa rotina de atuação da Defesa Civil e está construindo no Mato Grosso do Sul uma cultura de prevenção, deixando a população mais atenta”, destacou o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli.

Se para quem vive nas cidades o alerta ajuda a população a se prevenir das intempéries, na zona rural ele tem ainda mais importância. “Ainda mais em áreas em que as pessoas não têm acesso às mídias e à internet, nesses locais o SMS faz uma diferença considerável”, destaca o coordenador da Defesa Civil.

Em MS, a funcionalidade tem caráter preventivo principalmente em relação a alagamentos, enchentes e temporais. Alertas de raios também são importantes na zona rural, onde a incidência é maior.

Cadastro - Para aderir ao sistema basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse. O mesmo usuário poderá cadastrar mais de um CEP para receber os alertas. Também poderá deixar de receber o serviço quando desejar. A partir do cadastramento, o telefone e o respectivo endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.

Em 2019 – O 1º alerta deste ano, emitido hoje pela Defesa Civil foi destinado a 16 municípios: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.

Conforme a Defesa Civil, chuvas intensas estão previstas para a região sul do Estado pelas próximas 24 horas. O aviso possui severidade moderada e estão previstas também descargas elétricas e rajadas de vento.

Nos siga no Google Notícias