ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

Aplicativo criado pelo Governo Federal fornece informações de veículos roubados

Bruno Chaves | 07/01/2014 12:41

Desde o dia 13 de dezembro, qualquer cidadão brasileiro que tenha um smartphone com acesso à internet pode consultar informações de veículos roubados e furtados, registrados na base operacional do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

O aplicativo SINESP Cidadão foi desenvolvido em parceria entre a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do Ministério da Justiça, e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). O download pode ser feito pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sinesp.cidadao.android.

Depois de baixar o aplicativo, o cidadão digita a placa do veículo para saber a situação em que ele está. Em caso afirmativo para o registro de furto ou roubo, aparecerá a informação destacada em vermelho.

Se o usuário tocar nessa informação, o aplicativo realiza uma ligação imediata para a Polícia Militar através no número 190. Se o usuário desconfiar clonagem de placa, deve observar no resultado da consulta se as informações referente a marca, modelo e cor conferem com o veículo original.

A descrição do aplicativo ainda destaca que nenhuma pessoa deve fazer a abordagem ou se aproximar de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de furto, roubo ou clonagem de placa. O correto é acionar o 190 para que uma equipe de polícia seja direcionada ao local.

O objetivo do Governo Federal, ao desenvolver o aplicativo, foi de possibilitar a consulta de dados de veículos cadastrados na base nacional do Denatran, ampliando, dessa forma, a inclusão digital e a proteção da sociedade brasileira.

Nos siga no Google Notícias