ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Aplicativo de meteorologia criado no IFMS está disponível para celulares Android

Parceria entre o instituto e cooperativa rural, viabilizou a pesquisa dos professores e alunos da unidade de Naviraí

Adriano Fernandes | 17/12/2018 19:50
Equipe responsável pela criação do aplicativo para celular. (Foto: Divulgação/IFMS)
Equipe responsável pela criação do aplicativo para celular. (Foto: Divulgação/IFMS)

Desenvolvido ao longo do ano por professores e alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) o “IFClima” é um aplicativo de monitoramento climático, voltado para dispositivos móveis e que já está disponível para ser baixado em celulares com sistema operacional Android.

O aplicativo gerencia estações meteorológicas e realiza análises de parâmetros agrometeorológicos, como evapotranspiração, balanço hídrico climatológico e de cultivo, manejo de irrigação e estimativa da produtividade.

As referências foram definidas com base na literatura científica sobre o tema e em função da influência que cada elemento meteorológico possui em diferentes culturas. “Ele auxilia na análise de dados climatológicos, a partir do cruzamento de informações climáticas com índices qualitativos e quantitativos da produção agrícola, oferecendo opções ao produtor rural para planejar o plantio com mais antecedência”, explica o coordenador do projeto e professor da área de Ciências Agrárias/Engenharia, Lucas Aparecido.

A equipe do projeto é formada por oito professores do Campus Naviraí, além de dois estudantes, sendo um bolsista e um voluntário, um deles, João Antonio Lorençone, é estudante do 4º semestre do curso técnico em Agricultura.

O aplicativo já foi apresentado em eventos como a Fecinavi (Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí) e o Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (Eigedin) – e será registrado no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Parceria – O projeto foi desenvolvido tendo a Copasul (Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense) como parceira e que doou ao Campus Naviraí uma estação meteorológica automática, no valor de R$25 mil, que possui sensores de temperatura do ar, precipitação pluviométrica, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, radiação solar, molhamento foliar, umidade do solo e temperatura do solo.

Pesquisa aplicada – O projeto foi contemplado em edital do instituto, voltado à seleção de projetos de pesquisa aplicada com foco no desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços e transferência de tecnologia por meio de parcerias com instituições demandantes.

No total o IFMS disponibilizou R$ 100 mil em recursos, utilizados para o financiamento de itens de custeio e pagamento de bolsas para estudantes e professores.

Nos siga no Google Notícias