A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 26 de Fevereiro de 2017

12/07/2016 18:04

Aplicativo feito por estudantes ajuda eleitor a acompanhar gastos de deputados

A plataforma disponibiliza as notas fiscais referentes aos gastos realizados com dinheiro público.

Julia Kaifanny
O meu deputado ajuda no monitoramento dos gastos de deputados do país inteiro. (Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS)O meu deputado ajuda no monitoramento dos gastos de deputados do país inteiro. (Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS)

Estudantes criaram um aplicativo que permite monitorar os gastos de deputados em todo o Brasil. Baseada na Lei da Transparência, a ferramenta “Meu Deputado” mostra notas fiscais dos serviços utilizados com dinheiro público.

Os criadores do aplicativo estudam na PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e a ferramenta pode ser usada em qualquer Estado. Todos os estados possuem portal de transparência, mas a proposta é facilitar a interação do eleitor, levando em conta que uma grande maioria da população tem acesso à internet pelo celular.

Além das notas fiscais referentes aos gastos com viagens, alimentação, hospedagem, combustível, entre outros, ainda há a opção de enviar um e-mail, com texto base pronto, para questionar políticos sobre o destino dos recursos públicos.

O Meu Deputado é gratuito e está disponível para celulares e tablets com sistema operacional Android, através do Google Play e para iOS pela App Store.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions