A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Setembro de 2017

20/11/2014 16:24

Aral Moreira sedia 6ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros

Filipe Prado
Os foguetes, de material reciclável, funcionam por pressão da água (Foto: Divulgação)Os foguetes, de material reciclável, funcionam por pressão da água (Foto: Divulgação)

Acontece no próximo final de semana a 6ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros em Aral Moreira, a 364 quilômetros de Campo Grande. O evento, organizado pela Escola Estadual João Vitorino Marques, conta com 19 equipes, sendo duas da cidade de Paranhos, formadas por estudantes do município.

Uma das coordenadoras do evento, Patrícia Terumi Sakaue, 31 anos, contou que a competição é entre as escolas estaduais e algumas municipais, que são convidadas, e conta com três desafios: Altura, precisão e paraquedas.

Ela explicou que as equipes precisam construir um foguete com materiais recicláveis e que sejam lançados por pressão da água. “Nós medimos a altura do voo, a precisão ao acertar um alvo, a 40 metros de distância, e também a queda com o paraquedas”, contou Patrícia.

A montagem dos foguetes é orientada por professores, principalmente na matéria de física, mas todos os detalhes contam. “As equipes pontuam em tudo, desde o formato e design dos foguetes até a limpeza da área”, afirmou Patrícia.

O estudante do ensino médio, Felipe Alves Pinheiro, 15 anos, é o líder de uma das equipes. Ele contou que o foguete do seu time já está pronto e foi construído por fases, com a ajuda de professores. “Já participei de outras duas vezes e a experiência pode nos dar uma grande chance de vencer. Esperamos ganhar”, admitiu.

Os grupos podem ser constituídos de seis até 10 pessoas, da mesma série ou não. Maurício Antônio Matoso e Matoso, 17, se juntou a um grupo pela amizade, mas espera que consiga ganhar a competição.

“Ainda não testamos o foguete, mas pretendemos chegar, pelo menos, aos três primeiros lugares. A esperança é a última que morre”, brincou o estudante que participa pela 2ª vez da olimpíada.

A 6ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros acontece no dia 28 de novembro, a partir das 13 horas, no Campo Municipal de Aral Moreira. Os participantes precisam se inscrever na escola, sendo que a taxa de inscrição é de 1kg de alimento não perecível por integrante.

Os três primeiros ganhadores receberãos troféus e medalhas personbalizadas. 

19 equipes irão concorrer aos troféus (Foto: Divulgação)19 equipes irão concorrer aos troféus (Foto: Divulgação)
São três categorias: Altura, precisão e paraquedas (Foto: Divulgação)São três categorias: Altura, precisão e paraquedas (Foto: Divulgação)
Técnicos dizem que conectar empresas com indústria é desafio para a inovação
A indústria convencional brasileira começa a adquirir soluções de inovação criadas por empresas startups (emergentes), de acordo com a Agência Brasil...
Tesouro Direto disponibiliza ferramenta para simulação de investimento
Os interessados em investir no Tesouro Direto contam, a partir desta quinta-feira (21), com uma nova ferramenta de simulação. O simulador está dispon...
Governo espera que "internet das coisas" aporte US$ 50 bi na economia
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tem a expectativa de que os novos produtos e serviços viabilizados pela Interne...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions