A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018

19/05/2017 16:22

Com robôs construídos em sala de aula, alunos fazem primeiro desafio de MS

Amanda Bogo
Robô Pirata Bot, um dos doze que estarão participando da competição (Foto: Divulgação)Robô Pirata Bot, um dos doze que estarão participando da competição (Foto: Divulgação)

O primeiro desafio entre robôs aberto ao público de Mato Grosso do Sul será realizado neste sábado (20), às 14 horas, em Campo Grande. O evento é realizado por alunos do cursos de eletrônica e eletrotécnica da Capital, que participam com doze robôs, construídos em sala de aula, na categoria sumô.

A iniciativa surgiu dos alunos do curso de eletrônica e eletrotécnica do Cepef (Centro de Educação Profissional) Ezequiel Ferreira de Lima, que já tinham planejado alguns robôs durante os módulos da graduação.

“Foi do desenvolvimento deles em busca de crescer e aprender mais. Eles tinham muito para aplicar na parte prática do que estava previsto para oferecer”, contou o coordenador Leandro Zago, 38 anos, que organiza o evento.

Serão doze robôs, sendo nove do Cepef de Campo Grande, um de Amambaí e outro de alunos da Uniderp, movidos por rádio controle. Cada androide será controlado por um grupo de seis pessoas. O desafio será feito na categoria sumô, em que um robô controlado tem que empurrar o outro para fora do tatame, com área delimitada em 1,5 metros de diâmetro.

“Os robôs foram feitos de produtos recicláveis, como placas de alumínio, metal e até madeira. Um foi montado com partes de cerca elétrica, e tem outro com peças de um gabinete de computador”, explicou Leandro.

Os três primeiros colocados receberão medalhas, além de troféu para o campeoão.O evento aberto ao público acontecerá às 14 horas na loja Leroy Merlin, localizada na avenida Cônsul Assaf Trad, 6170, Parque dos Novos Estados.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions