ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Equipe de MS vence Olimpíada de Robótica e se classifica para mundial na Índia

Amanda Bogo | 03/10/2016 14:44
Equipe da escola Paulo Freira junto com o professor orientador durante a Olimpíada de Robótica (Foto: Reprodução/Facebook)
Equipe da escola Paulo Freira junto com o professor orientador durante a Olimpíada de Robótica (Foto: Reprodução/Facebook)

Equipe de robótica da Escola Paulo Freire, de Campo Grande, venceu no fim de semana a etapa brasileira da WRO (sigla para Olimpíada Mundial de Robótica), que foi realizada em Itajubá (MG). Com o resultado, os alunos sul-mato-grossenses conquistaram uma vaga para representar o Brasil na competição mundial, que acontecerá entre os dias 25 a 27 de novembro em Nova Deli, na Índia.

A equipe composta pelos alunos Fernando Lopes Duarte, Felipe Moser e Marco Menegati, que tem idade entre 12 a 15 anos, e orientada pelo professor de robótica Moacir Colman, foi a grande campeã na modalidade Open Júnior Hight. Eles apresentaram uma pesquisa na qual o lixo orgânico é transformado em energia. 

“A pesquisa está sendo trabalhada desde setembro do ano passado, e a ideia de transformar lixo em energia surgiu com a greve dos lixeiros que aconteceu em nossa cidade em 2015”, explicou o professor.

Maquete da pesquisa que a equipe apresentou. O lixo orgânico é transformado em energia (Foto: Arquivo Pessoal)
Maquete da pesquisa que a equipe apresentou. O lixo orgânico é transformado em energia (Foto: Arquivo Pessoal)

A máquina, reproduzida em maquete com kit lego de robótica e que levou trinta dias para ficar pronta, transforma o lixo orgânico em chorume e separa o gás metano produzido pelas metanobactérias, gerando a energia, que pode ser usada tanto comercialmente como no ambiente doméstico. “Essa energia pode ser usada em qualquer equipamento, como chuveiro, televisão”, precisou Moacir.

Para realizar a viagem até Minas Gerais, os alunos arcaram com as despesas. O próximo desafio da equipe agora é conseguir patrocínio para arcar com os custos da viagem para a Índia. “Fomos para Minas Gerais por conta própria, e agora vamos procurar o governo do estado ou de alguma empresa para ajudar com a viagem”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias