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Educação e Tecnologia

Funsat orienta trabalhadores sobre app “Carteira de Trabalho Digital”

A nova ferramenta permite ao usuário o acesso a todas as suas experiências profissionais formais, as atuais e também as anteriores

Guilherme Henri | 26/07/2018 16:22
Diretor presidente da Funsat Cleiton Franco mostrando (Foto: Assessoria/ Prefeitura)
Diretor presidente da Funsat Cleiton Franco mostrando (Foto: Assessoria/ Prefeitura)

Atendentes da Funsat (Fundação Social do Trabalho) começaram a orientar trabalhadores de Campo Grande sobre como a baixar e usar o aplicativo da “Carteira de Trabalho Digital”, lançado pelo Ministério do Trabalho.

Conforme divulgado pela prefeitura, com o aplicativo, o trabalhador terá o documento em mãos sempre que precisar fazer uma consulta. A nova ferramenta permite ao usuário o acesso a todas as suas experiências profissionais formais, as atuais e também as anteriores.

A Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funcionará como uma extensão do documento físico.

O diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, lembra que o aplicativo veio para ajudar o trabalhador, mas que a versão digital do documento não substitui a física.

“O aplicativo permite que o trabalhador tenha em mãos, a qualquer momento, todas as informações que constam em seu documento original, além de acompanhar a situação trabalhista”, ressalta Franco.

A caderneta da Carteira de Trabalho física continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador, reforça o presidente.

App - O trabalhador deve entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta.

A próxima tela são os informes, que aparecem em seguida, apresentando uma tela com quatro opções: Entrar, Solicitar 1ª via, Solicitar 2ª via, Perguntas Frequentes. Quem tiver a senha cadastrada no cidadão.br e Sine Fácil precisará apenas colocar essa senha (será a mesma senha para os dois aplicativos). Neste caso, basta clicar em “Entrar”.

É necessário ler a política de privacidade, concordar e aceitar. Em seguida, será necessário digitar o CPF, a senha e clicar novamente em “Entrar”. Quem não tiver senha ainda, precisará criar uma, clicando em “Primeiro Acesso no cidadão.br” ou em “Cadastre-se”.

Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento -se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física ao tentar instalar o aplicativo mobile. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS, para auxílio. Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é possível também solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de Trabalho. As opções aparecem na terceira tela que se abre assim que o aplicativo é instalado. Nesse caso não é necessário passar pela autenticação. Basta clicar na opção desejada, preencher o formulário de pré-cadastro válido por 30 dias, e comparecer a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do documento.

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