ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Microsoft vai aposentar, a partir desta terça-feira, o Windows Phone 8.1

Estadão Conteúdo | 12/07/2017 14:48

A partir desta terça-feira, 12, a Microsoft vai deixar de oferecer suporte para o Windows Phone 8 1, sistema operacional utilizado em celulares e tablets que responde por 70% da base de usuários móveis da empresa.

A meta da empresa é que os usuários façam a atualização para o Windows 10 Mobile, sua plataforma mais recente para dispositivos móveis. A versão mais recente do sistema está presente em apenas 20% dos smartphones com sistema Windows, segundo dados da empresa de pesquisa AdDuplex.

O anúncio pode causar confusão, mas calma: ao contrário do que aconteceu em outros sistemas, o Windows Phone 8.1 continuará recebendo ajustes e atualizações de segurança. Além disso, o sistema não recebia grandes atualizações desde dezembro de 2014, com o pacote Lumia Denim - o fim do suporte apenas torna oficial algo que já acontecia de forma prática.

Nem todos os usuários, porém, vão ter a chance de fazer a atualização. O melhor jeito de descobrir isso é usar o aplicativo Supervisor de Atualização, disponível para download gratuito na loja de aplicativos da Microsft. Com o app, é possível descobrir se o seu smartphone Windows poderá ser atualizado para o Windows 10 Mobile.

De qualquer forma, é mais um passo importante para mostrar que a Microsoft abandonou o desenvolvimento de sistemas operacionais para dispositivos móveis, além da fabricação de celulares e tablets.

A empresa bem que tentou, mas chegou atrasada ao mercado: enquanto a Apple apresentou o iPhone em 2007 e o primeiro celular com Android surgiu um ano depois, a Microsoft só apresentou seu Windows Phone em 2012, quando o mercado já estava maduro.

Hoje, a estratégia da Microsoft parece não estar nos smartphones, mas nos serviços dentro deles, como o pacote de produtividade Office e a assistente pessoal Cortana.

Nos siga no Google Notícias