ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Educação e Tecnologia

Ruas e avenidas ignoradas pelo GPS e Google causam prejuízo na Capital

Filipe Prado | 24/08/2014 09:23
A via, conhecida como "Avenida Nova", não é encontrada no GPS (Foto: Marcelo Victor)
A via, conhecida como "Avenida Nova", não é encontrada no GPS (Foto: Marcelo Victor)

Andar pelas ruas de Campo Grande não é muito difícil. Quem chegou há pouco, ou visita a Capital, acaba utilizando o GPS (Sistema de Posicionamento Global) para encontrar o caminho. Mas muitos reclamam que nem mesmo o Google Maps consegue localizar ruas ou avenidas. Algumas, até pelo nome, são desconhecidas pelos próprios campo-grandenses.

Inaugurada em dezembro de 2011, a Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho, que percorre desde a Duque de Caxias até o Bairro Aquários, é "fantasma" no GPS. Três anos depois da inauguração, ela ainda é chamada simplesmente de “Avenida Nova”.

Para os moradores e comerciantes da via, o esquecimento acabou gerando prejuízos. “Ninguém acha o salão. Temos que falar que é ao lado da Base Aérea, até mesmo nos panfletos”, explica a sócia-proprietária de uma salão de beleza, Juliana de Paula, 35 anos.

Um das funcionárias, Kátia Pires, 31, teve problemas para achar o salão no primeiro dia de trabalho. “Eu não consegui achar no GPS, então tive que ligar e me falaram que era perto da Base Aérea”, lembra.

Quem percorre a avenida também não consegue achar placas que sinalizem o nome da via. “Falta muita sinalização, além da placa ser pequena”, conta Katiusscia Moraes, 35.

Outra via não encontrada no GPS é a Rua José Barbosa, no Bairro Cabreúva. A equipe do Campo Grande News tentou, mas com a ajuda do localizador não foi possível encontrar a rua. O que nos levou a Avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo (prolongamento da Avenida Ernesto Geisel, entre a Avenida Mascarenhas de Morais e o Conjunto Estrela do Sul).

O prolongamento da Ernesto Geisel, também não é conhecida pelo nome, GPS e Google Maps (Foto: Marcelo Victor)
O prolongamento da Ernesto Geisel, também não é conhecida pelo nome, GPS e Google Maps (Foto: Marcelo Victor)

A avenida é conhecida como prolongamento da Ernesto Geisel. O nome verdadeiro é desconhecido por qualquer campo-grandense. Edgar de Jesus, 37, utiliza o canteiro da via para fazer exercícios físicos, mas nem ele sabe qual o nome real do local.

“Só conhece mesmo quem mora há muito tempo por aqui, mas o nome é difícil saber. Quem chega de fora, com certeza, não acha”, revela Edgar.

Pelas indicações não foi tão difícil encontrar a avenida, mas a confirmação demorou um pouco, por que há poucas sinalizações por toda a sua extensão, além de ter sido ignorada pelo Google Maps.

Tony Lima, 46, também questionou a localização da via. Pra ele é muito difícil encontrar a avenida e sugeriu que ela fosse melhor sinalizada. “Quem não mora aqui não acha. Creio que devem atualizar as ruas de Campo Grande, além de sinalizar melhor aqui”, sugere.

Nos siga no Google Notícias