A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Fevereiro de 2019

20/09/2018 22:07

TSE planeja divulgar código-fonte da urna eletrônica na internet

Adriano Fernandes
Carga e lacração das urnas eletrônicas. (Foto: Folha de São Paulo/Pedro Ladeira/FolhaPress) Carga e lacração das urnas eletrônicas. (Foto: Folha de São Paulo/Pedro Ladeira/FolhaPress)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) planeja divulgar os códigos do sistema da urna eletrônica na internet. A informação foi divulgada pelo chefe da seção de voto informatizado, Rodrigo Coimbra, durante evento de cibersegurança em São Paulo na última quarta-feira (19).

Coimbra, no entanto, contou que ainda não é possível estipular uma data para que isso aconteça: “A gente está na fase inicial de analisar a viabilidade. Estamos trabalhando para permitir isso”, afirmou, de acordo Folha de São Paulo.

Na prática, caso seja disponibilizado na rede o código-fonte permitiria que os cidadãos entendessem melhor como funciona a programação do sistema. O TSE também ainda analisa certos pontos para possibilitar a publicação do código na internet.

Entre elas, estão questões legais, “como a disponibilização de porções do código originalmente fornecidas por empresas privadas e que talvez não possam ser abertas ao público”, diz a publicação. A ideia da inspeção livre sobre o código de urna eletrônica é algo que a comunidade de segurança busca há um bom tempo.

Atualmente, as urnas podem ser auditadas a pedido do Ministério Público, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ou dos partidos políticos. O TSE também disponibiliza o código-fonte das urnas por um período de seis meses antes da eleição para a inspeção de partidos e de especialistas.

A gravação desse código nos cartões e a instalação deles nas máquinas de votar são feitas em cerimônias públicas, que podem ser acompanhadas por qualquer cidadão. Também são realizados testes públicos de segurança, nos quais especialistas em segurança da informação buscam vulnerabilidades nessa programação.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions