A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

08/05/2018 19:18

Versão personalizada do Google Maps deve ganhar até realidade aumentada

Adriano Fernandes
A nova versão vai misturar elementos do mundo real, capturados por meio da câmera dos celulares, e partes apresentadas pelo aplicativo. (Foto: Divulgação/Tecmundo) A nova versão vai misturar elementos do mundo real, capturados por meio da câmera dos celulares, e partes apresentadas pelo aplicativo. (Foto: Divulgação/Tecmundo)

O Google Maps é, disparado, um dos aplicativos mais rentáveis para o Google e também um dos mais queridos entre usuários. Não só pela sua função principal como instrutor de rotas, mas também naquela "colinha" básica na hora de tirar a duvida sobre endereços e pegar mais detalhes sobre os próprios locais, como números de telefone ou números de referência, por exemplo.

Sabendo disso a gigante de pesquisas na web promete lançar, ainda sem uma data prevista, um novo recurso de geolocalização com realidade aumentada, que vai misturar elementos do mundo real, capturados por meio da câmera dos celulares, e partes apresentadas pelo aplicativo.

A novidade foi revelada durante a Google I/O nesta terça-feira (8). Conforme adiantou o Tecmundo, pelas imagens apresentadas durante o evento a funcionalidade vai mesclar cenários de cidades mostrados por meio da câmera de um smartphone enquanto elementos aparecem na tela, como uma parte do mapa com um caminho a seguir na parte inferior e painéis flutuantes que indicam comércios e outros estabelecimentos nas ruas.

Outra novidade do Google Maps é a nova aba “For you”, ou “Para você”, que vai contar com indicações mais personalizadas para os usuários ao mostrar localizações ao redor de onde a pessoa se encontra, utilizando “machine learning” (aprendizado de máquina) para dar melhores recomendações.

“Usamos machine learning para gerar esse número com base em alguns fatores: o que sabemos sobre um negócio, as preferências de comida e bebida que você selecionou no Google Maps, lugares para onde você esteve e se você avaliou um restaurante ou o adicionou a uma lista. Suas correspondências mudam à medida que seus próprios gostos e preferências evoluem com o tempo. É como se fosse um parceiro especializado, ajudando você a avaliar rapidamente suas opções e a tomar uma decisão com confiança”, disse a vice-presidente da Google, Aparna Chennapragada.

E para ajudar grupos de pessoas a decidirem onde passear ou comer, por exemplo, uma nova ferramenta permite que você selecione uma lista de locais para sugerir como destino para a turma. Painéis vão mostrar o quão “compatíveis” esses lugares são com cada um dos usuários envolvidos na decisão.

Função semelhante ao Pokemon Go, terá até bichinhos na tela. (Foto: Tecmundo/Divulgação) Função semelhante ao Pokemon Go, terá até bichinhos na tela. (Foto: Tecmundo/Divulgação)
A nova aba “For you”, ou “Para você”, vai contar com indicações mais personalizadas para os usuários ao mostrar localizações ao redor de onde a pessoa se encontra. (Foto: Divulgação/Tecmundo) A nova aba “For you”, ou “Para você”, vai contar com indicações mais personalizadas para os usuários ao mostrar localizações ao redor de onde a pessoa se encontra. (Foto: Divulgação/Tecmundo)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions