ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Lugares por Onde Ando

Matas do Segredo, opção de passeio ao ar livre perto de casa

Paulo Nonato de Souza | 23/07/2020 07:24
Vista da parte norte de Campo Grande a partir do mirante no Parque Matas do Segredo (Foto: Kisie Ainoã/Arquivo)
Vista da parte norte de Campo Grande a partir do mirante no Parque Matas do Segredo (Foto: Kisie Ainoã/Arquivo)

Destinos locais ou regionais e contato com a natureza. Já que esta é a tendência sobre o novo jeito de fazer turismo quando tudo voltar ao normal, o Parque Estadual Matas do Segredo, uma unidade de conservação de 177 hectares, distante apenas 9,6 km em relação ao centro de Campo Grande, será uma boa opção de passeio seguro para os campo-grandenses, sem ter que ir muito longe de casa.

Por enquanto, o Parque Matas do Segredo segue fechado para visitação por conta da pandemia do coronavírus. “Estamos apenas realizando serviços administrativos de manutenção e prevenção contra incêndios, e não temos previsão de quando será a nossa retomada”, disse o gerente do parque, Leonardo Tostes Palma.

Localizado no final da Rua Josefina Mingareli, no bairro Jardim Presidente, na região do Nova Lima, o Matas do Segredo não é apenas um parque natural. É uma espécie de laboratório de pesquisa científica a céu aberto, onde o passeio é uma aventura de descobertas e conhecimentos sobre a natureza.

Se você curte plantas medicinais, a lista do que pode encontrar é bem extensa, desde chapéu-de-couro, melão de são caetano, quebra-pedra, marcela, mamica de cadela, jalapa, barbatimão e outras tantas espécies. É uma boa maneira de contemplar o meio ambiente e ainda aprender sobre a sua importância.

Embora esteja em área urbana, o Parque Matas do Segredo não tem pistas de caminhadas pavimentadas. Lá você caminha em trilhas por dentro da mata virgem com todo tipo de obstáculos pela frente, desde cipós, galhos de árvores e até atoleiros em alguns pontos alagados. São 13 trilhas no total, e a previsão é de que na revisão do plano de manejo esse número poderá ser reduzido ou ampliado.

Cada trilha tem seu nome próprio e todas se entrelaçam na área do parque, formando uma confusão que só não existe na cabeça dos guias. Portanto, não perca seu grupo de vista, sob pena de se perder e não conseguir retornar ao ponto de partida.

O roteiro de caminhada mais procurado pelos visitantes é formado por quatro trilhas: Turista, Coral, Figueira e Estrada Parque, com extensão de 1 km. Parece pouca coisa, mas como são muitos pontos de paradas de observação no meio da mata a caminhada pode durar de 40 minutos a 1h. A trilha mais extensa é a Estrada Parque com 8 km ao redor da área do parque.

O Matas do Segredo não tem pistas de caminhadas pavimentadas.  O que tem são trilhas no meio da mata virgem com todo tipo de obstáculos (Foto: Kisie Ainoã/Arquivo) 
O Matas do Segredo não tem pistas de caminhadas pavimentadas.  O que tem são trilhas no meio da mata virgem com todo tipo de obstáculos (Foto: Kisie Ainoã/Arquivo)

O mirante, de onde é possível ver a parte norte da cidade de Campo Grande, é uma das paradas quase obrigatórias, mas não espere estrutura montada de observação em local elevado. O local se confunde com a vegetação e sem o apoio do guia certamente você não conseguirá identifica-lo na beira da mata.

A nascente do Córrego Segredo, que além de dar nome ao parque é um dos córregos que cortam a cidade de Campo Grande, também é imperdível. É uma bica de água potável e pronta para o consumo humano, que vem de um conjunto de sete nascentes, todas dentro da área do parque.

Quando a pandemia do coronavírus passar, aproveite para conhecer o Parque Matas do Segredo. As visitas são guiadas com grupos de no máximo 20 pessoas. Embora gratuita, o visitante tem que fazer agendamento, e para isso basta entrar em contato pelo telefone (67) 3351-9549 ou pelo site www.imasul.ms.gov.br/agendamentos.

No passeio, recomenda-se usar repelente para inibir os mosquitos, roupas confortáveis que cubram o corpo ao máximo, calçados adequados (tênis ou botina), boné ou chapéu, protetor solar e não esquecer de levar água.

Nos siga no Google Notícias