A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

23/06/2011 19:09

Banho de São João já pode ser assistido ao vivo

Marta Ferreira

O Arraial de São João tem hoje o ponto mais importante da tradicional festa, o banho do santo. A festividade deve reunir milhares de andores que vão descer a Ladeira Cunha e Cruz levando as imagens em direção às águas do Rio Paraguai, no Porto Geral, em Corumbá.

O evento começou nesta quinta-feira e reuniu um público estimado de 10 mil pessoas, segundo o site Diarionline. Na noite de hoje, os leitores do Campo Grande News vão poder acompanhar, novamente, todas as atrações, pela transmissão ao vivo, direto de Porto Geral, a partir das 19h. O trabalho é uma parceria com o site Tô Na Rede e a prefeitura de Corumbá.

A programação começa com a missa em louvor a São João Batista, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, às 19 h. Depois será realizado o tão esperado banho do santo, onde os andores descem a ladeira até o rio às 22h30. À meia-noite haverá um show pirotécnico com fogos.

A diversão da noite fica por conta dos grupos: Os Garotos, Maciel Correia, Marlon e Maciel, Grupo Renascer e Ramãozinho da Gaita, e Márcio Reis e Fabiano.

Para o banho do santo, os andores vão descer a Ladeira até o rio. A tradição segue até a madrugada do dia 24, com a previsão de que mais de 40 mil pessoas passem pelo Porto Geral.

Com respeito e devoção ao santo, os andores descem em ritmo carnavalesco, de um modo pantaneiro, a tradição vem da época da colonização da fronteira.

Durante a procissão pelas ruas da cidade, os fieis cantam “Deus te salve João, Batista sagrado. O teu nascimento nos tem alegrado”. Em seguida muda o ritmo, e o povo entoa “Se São João soubesse que hoje era o seu dia, descia do céu à terra, com prazer e alegria”.

A crença da Cidade Branca, como Corumbá é conhecida, é que a água do Rio Paraguai tem o mesmo poder curativo as águas do Rio Jordão, quando em contato com o santo. Depois do banho, o mastro é içado com o sapateado dos cururureiros, que entoam cânticos.

Os devotos entram na água e tocam a imagem. O andor retorna para a casa do festeiro, subindo a ladeira, e a tradição é de cumprimentar quem desce, até o começo do dia 24.

Das superstições juninas, São João também assume o papel de casamenteiro. As candidatas a subir ao altar precisa passar por baixo do andor do santo durante o banho do rio, para encontrarem o futuro esposo antes do próximo festejo.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions