ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Veto a anfetaminas para emagrecer começa a vigorar dentro de 60 dias

Marta Ferreira | 10/10/2011 09:14

Não poderão mais ser vendidos medicamentos a base de anfepromona,

femproporex e mazindol.

Entra em vigor no prazo de 60 dias a determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que proíbe a venda de emagrecedores à base de anfetamina, prevê resolução publicada hoje no Diário Oficial da União.

A medida veda a fabricação, importação, exportação, distribuição, manipulação, prescrição, aviamento, o comércio e o uso de remédios que contenham três substãncias, anfepramona, femproporex e mazindol.

A decisão foi tomada na última terça-feira. Os medicamentos vetados são usados no País há mais de 30 anos. As farmácias e drogarias terão dois meses para retirar os produtos das prateleiras.

No mesmo dia em que determinou a proibição, foi mantido o uso da sibutramina, com controle maior. Médico e paciente terão de asssinar um termo de responsabilidade.

De acordo com a resolução, a sibutramina é contra-indicada a pacientes com histórico de diabetes tipo 2, doença arterial coronariana (angina, história de infarto do miocárdio), insuficiência cardíaca congestiva, taquicardia, doença arterial, arritmia ou doença cerebrovascular, hipertensão, pacientes com idade acima de 65 anos, crianças e adolescentes; com histórico ou presença de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia; ou em uso de outros medicamentos de ação central para redução de peso ou tratamento de transtornos psiquiátricos.

Nos siga no Google Notícias