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Veículos

BYD confirma SUV elétrico de 7 lugares e 517cv de potência.

Por Márcio Martins | 29/11/2021 16:55
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Os veículos eletrificados já são uma realidade no mercado automotivo e ganham cada vez mais espaço em um setor que, antes, era dominado pelos modelos de combustão. Aos poucos, o Brasil também passa a fazer parte desse cenário de transformação. E a BYD Brasil traz o primeiro SUV com sete lugares 100% elétrico comercializado no Brasil. Ou seja, a BYD vai combinar dois desejos dos consumidores: a busca por produtos que não agridam ao meio ambiente com a categoria de carros que mais cresce em solo nacional, o segmento de SUV’s.

Atualmente, o BYD Tan EV é comercializado na China, também foi lançado na Noruega, país que marca a entrada da empresa na Europa. Até o final deste ano, serão entregues 1500 unidades ao mercado norueguês.

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A BYD possui extensa experiência com veículos elétricos. Já produziu mais de 1 milhão de unidades deste tipo de veículo. A segunda geração do BYD Tan EV começará a ser importada a partir do primeiro semestre de 2022.

Equipado com uma bateria de 86,4 kWh, o BYD TAN pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em uma corrente contínua de 110 kW. Quando chega a 10 por cento, surge no painel uma mensagem de alerta para você carregar o carro. Essa bateria permite autonomia para percorrer distâncias de 437 km, segundo dados PBEV (INMETRO).

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O SUV elétrico da BYD incorpora tração nas quatro rodas com dois motores elétricos, um em cada eixo (245 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro), proporcionando uma potência combinada de 517 CV e torque máximo conjunto de 680 N.m. Desta forma, o Tan pode atingir a velocidade máxima de 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

O design do novo Tan EV é um de seus principais diferenciais. Em termos de estilo, a equipe internacional de design da BYD, liderada pelo renomado designer internacional Wolfgang Egger, ex-head de design da Audi, combinou o talento do design europeu com a herança oriental para criar um SUV poderoso e de aparência dinâmica. O SUV BYD Tan EV representa uma nova era de design para a BYD, combinando beleza, emoção e inspiração na natureza. Cada detalhe, seja interno ou externo, chama muita atenção.

É, sem dúvida, um modelo com visual moderno e agressivo. O novo carro oferece o conceituado design Dragon Face, que ressalta o estilo dos modelos produzidos pela família BYD. No entanto, se ajusta aos mínimos detalhes. Os faróis full LED são marcantes, lembram um “dragão gigante com os olhos abertos”.

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Na dianteira, há uma enorme grade formada por uma série de lâminas cromadas. O para-choque tem um aspecto agressivo, completando o visual interessante do novo SUV eletrizado da BYD. Seu perfil reforça o aspecto robusto do modelo, graças à linha de cintura elevada e as caixas de rodas amplas de 22”. Seu teto curvo e com caimento suavizado na traseira. dá um toque muito especial à aparência do SUV.

A BYD foi além e projetou uma terceira coluna invisível. Revestida em vidro, confere ao teto um interessante conceito do tipo flutuante. Já o desenho da traseira se destaca pelo conjunto de lanternas com efeito 3D de profundidade e iluminação total por LED.

A exclusividade do modelo começa pelo fato de ser o primeiro SUV com sete lugares totalmente elétrico comercializado no mercado brasileiro. O modelo tem 4.87m de comprimento, tem entre eixos de 2,82m, a largura é de 1,95m e altura tem 1,72 m. Ou seja, amplo e confortável. Isso é só o primeiro de inúmeros detalhes.

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Seu interior traz um acabamento excelente, com materiais premium de alta qualidade e uma arquitetura minimalista que preza pela ausência de botões. A maior parte dos comandos, do sistema de navegação até o ar-condicionado, concentra-se na tela do sistema multimídia. Aliás este é um dos grandes destaques tecnológicos do BYD Tan. Sua super tela de 15,6” do tipo floating, que parece estar, literalmente, flutuando no painel, conta ainda com a incrível capacidade de rotação elétrica, podendo posicionar a tela tanto na horizontal quanto na vertical.


A quantidade de itens de série encontrados no BYD Tan EV é uma característica que impressiona. A começar pelo grande teto de vidro panorâmico, que cobre até o banco traseiro e permite que a luz natural entre na cabine, proporcionando uma sensação leve e arejada para todos a bordo. O modelo elétrico da BYD ainda disponibiliza cluster de 12.3” 100% digital, de alta resolução e configurável, bancos em couro sintético com forrações acolchoadas, painel soft-touch (macios ao toque) e volante multifuncional com ajuste elétrico de profundidade e altura e aquecimento.

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Há ainda bancos elétricos dianteiros, com sistema de aquecimento e ventilação. Aliás, o banco do motorista é ajustável em oito posições possíveis. Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes disponíveis. Ar-condicionado dual zone com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador, carregamento sem fio (Wireless) para celulares e iluminação interna nas portas e painel por LED com 30 opções de configuração de cores também fazem parte dos itens oferecidos pelo modelo elétrico da BYD.

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 O que também atrai os olhares do consumidor é o tamanho do seu porta-malas. Tem espaço para 235 litros para bagagem. Isso com sete pessoas. Se o número de ocupantes cai para cinco pessoas, o espaço salta para 940 litros. Caso as duas fileiras de bancos estejam rebatidas, esse espaço supera incríveis 1650 litros. O porta-malas é elétrico, com sensor de movimento dos pés.

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Tecnologia NFC

A tecnologia está presente em qualquer lugar do modelo. Para se ter ideia, o SUV eletrizado da BYD disponibiliza a tecnologia NFC* (Near Field Communication ou campo próximo de comunicação) para abrir, fechar e até mesmo ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho. É do tamanho de um cartão de crédito. É tão conveniente e pequeno, que se encaixa em uma carteira comum. A tecnologia NFC permite ainda que, por intermédio da simples aproximação de dois dispositivos, seja possível a troca de informações, sem precisar de cabos ou qualquer contato físico.

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Um dos grandes destaques do novo Tan EV é a segurança. O modelo vem com sistema de câmeras de 360 graus (são cinco distribuídas pelo modelo). Há também o Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos. O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.


O novo modelo vem equipado ainda com Piloto Automático Adaptativo, também conhecido como ACC (Adaptive Cruise Control). Trata-se de uma forma inteligente de controle de cruzeiro, que acelera e desacelera o veículo automaticamente acompanhando o carro à sua frente, sem o motorista precisar intervir nos pedais.


Outro detalhe são seus sensores que mantém o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática. É também conhecido como LKS (Lane Keeping System, ou Sistema de Permanência na Faixa). Além disso, o Tan EV dispõe de seis airbags.


Com o intuito de minimizar acidentes e salvar vidas, o recurso conhecido também como AEB (Auto Emergency Breaking) ou Frenagem Automática de Emergência, foi projetado para ajudar o motorista, ativando automaticamente os freios se eles não responderem a tempo no caso de uma colisão iminente.

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A frenagem tem ótima eficiência, garantida por um conjunto formado por pinças flutuantes Brembo com seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira. Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas. O Tan EV conta ainda com a função eletrônica Auto Hold, que controla automaticamente os freios ABS para manter o veículo parado numa subida, mesmo que o motorista tire o pé do pedal. É desativado quando o acelerador ou a embreagem são acionados.

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O BYD Tan EV começará a ser comercializado no Brasil a partir do primeiro semestre de 2022 e já conta com a possibilidade de pré-reserva pelo site www.bydcars.com.br, estando disponível em cinco cores: azul, branca, vermelha, cinza e preta. A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias.

Segunda fábrica em Campinas: foco em módulos fotovoltaicos

Em 2017, a BYD abriu uma segunda fábrica, também em Campinas. Desta vez, o foco era a produção de módulos fotovoltaicos. Rapidamente, a BYD Energy do Brasil se tornou a maior fabricante desse tipo de produto.


Os módulos fotovoltaicos BYD proporcionam independência energética e economia, sendo uma fonte de energia limpa e renovável. Eles são adequados para usinas centralizadas e/ou distribuídas nas mais diversas potências e dimensões. Podem ser aplicados nas áreas urbanas, rurais, indústrias, comércio, residências, condomínios e usinas.

Fábrica de Manaus: baterias com 20 anos de vida útil

Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). Os módulos de baterias BYD possuem vida útil de 20 anos, sendo seu primeiro uso nos veículos elétricos, por um período aproximado de 10 anos, e uma segunda vida em sistemas de armazenamento de energia off-grid. Em seguida, seguem para reciclagem.

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Caminhões 100% elétricos

Um dos focos de atuação da BYD no país é a comercialização de caminhões multivocacionais 100% elétricos. Os modelos são aplicados na coleta e compactação de lixo. Sua bateria de fosfato de ferro-lítio garante autonomia de até 200 km, o equivalente a cerca de oito horas em operação em condições normais de trânsito. Sua bateria de fosfato de ferro-lítio garante autonomia de até 200 km, o equivalente a cerca de oito horas em operação em condições normais de trânsito.

O veículo possui vida útil estimada de até 20 anos e custo com energia elétrica de um quarto do valor gasto com combustível fóssil. Cada caminhão BYD 100% elétrico evita, em média, a emissão de 133 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 949 árvores por veículo.

O valor do TAN EV ainda não foi divulgado, segundo a BYD adiantou que seu Crossover elétrico terá preço entre R$ 400 e R$ 500 mil.

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