ACOMPANHE-NOS    
MARÇO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 25º

Veículos

Mazda projeta motor que dispensa utilização de velas

Os carros com essa tecnologia devem chegar as lojas em 2019

Por Márcio Martins | 09/08/2017 10:37
Fábrica de motores da Mazda no Japão (Foto divulgação)
Fábrica de motores da Mazda no Japão (Foto divulgação)

A japonesa Mazda anunciou nesta terça-feira (8) o desenvolvimento de um novo motor que dispensa o uso de velas de ignição. A marca vai se tornar a primeira montadora de veículos do mundo a comercializar um motor a gasolina deste tipo, sendo mais limpo e eficiente que os motores convencionais.

A tecnologia batizada de Skyactiv X, deverá equipar veículos a partir de 2019. O sistema usa um motor de compressão de carga homogênea (HCCI, na sigla em inglês) detona a gasolina pela compressão, eliminando a necessidade de velas. A economia de combustível dessa tecnologia se equipara ao motor a diesel com baixa emissões de gases poluentes na atmosfera.

Mazda CX-5 (Foto divulgação)
Mazda CX-5 (Foto divulgação)

Porém em situações de baixa temperatura o motor da Mazda ainda usa velas em algumas situações, para superar os obstáculos técnicos que têm impedido a comercialização dessa tecnologia.

O Skyactiv X será de 20% a 30% mais eficiente que seu modelo atual, afirma a marca japonesa. A empresa não tem planos de fornecer o motor para outras montadoras de veículos.