A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

09/08/2017 10:37

Mazda projeta motor que dispensa utilização de velas

Os carros com essa tecnologia devem chegar as lojas em 2019

Márcio Martins
Fábrica de motores da Mazda no Japão (Foto divulgação)Fábrica de motores da Mazda no Japão (Foto divulgação)

A japonesa Mazda anunciou nesta terça-feira (8) o desenvolvimento de um novo motor que dispensa o uso de velas de ignição. A marca vai se tornar a primeira montadora de veículos do mundo a comercializar um motor a gasolina deste tipo, sendo mais limpo e eficiente que os motores convencionais.

A tecnologia batizada de Skyactiv X, deverá equipar veículos a partir de 2019. O sistema usa um motor de compressão de carga homogênea (HCCI, na sigla em inglês) detona a gasolina pela compressão, eliminando a necessidade de velas. A economia de combustível dessa tecnologia se equipara ao motor a diesel com baixa emissões de gases poluentes na atmosfera.

Mazda CX-5 (Foto divulgação)Mazda CX-5 (Foto divulgação)

Porém em situações de baixa temperatura o motor da Mazda ainda usa velas em algumas situações, para superar os obstáculos técnicos que têm impedido a comercialização dessa tecnologia.

O Skyactiv X será de 20% a 30% mais eficiente que seu modelo atual, afirma a marca japonesa. A empresa não tem planos de fornecer o motor para outras montadoras de veículos.

 




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.