ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Veículos

Volkswagen encerra produção do Gol com versão de despedida Last Edition

Limitada a 1.000 unidades a versão esgotou em apenas um dia no Brasil

Márcio Martins | 28/11/2022 06:30
Nova versão tem apenas mil unidades disponíveis (Foto: Divulgação)
Nova versão tem apenas mil unidades disponíveis (Foto: Divulgação)


Nem o preço de R$ 95.990 assustou os entusiastas do veterano Gol,  a série limitada Last Edition teve produção de apenas 1.000 unidades, mas as 650 unidades destinadas ao Brasil foram vendidas em apenas um dia, o restante dos 350 foram para outros países da América do Sul.

Após 42 anos de produção ininterrupta na fábrica de Taubaté (SP) e depois de criar histórias com brasileiros e latinos de todos os cantos do continente, o Gol tem sua produção encerrada. O carro foi o mais produzido, vendido e exportado na história do mercado brasileiro.

A cor selecionada para o Last Edition foi o Vermelho Sunset, herdada do Nivus e já presente no T‑Cross e no Novo Polo, ela ressalta as linhas do Gol e contrasta com os detalhes exclusivos da versão de despedida do compacto.

Na dianteira, a grade superior recebeu detalhes preto piano, seguindo a linha de detalhes exclusivos, como as rodas de liga leve de 15 polegadas pintadas de preto brilhante e os adesivos nas portas com alusão à edição.

Traseira traz novidades para os fãs do modelo (Foto: Divulgação)
Traseira traz novidades para os fãs do modelo (Foto: Divulgação)


Na traseira, a nomenclatura “Gol Last Edition” traz a mesma fonte utilizada no Gol GT, protótipo construído pela Volkswagen para o Salão do Automóvel de 2018, além da faixa que interliga as lanternas traseiras, escurecidas exclusivamente para a última edição.

O toque especial ficou para a coluna C, local escolhido para receber o emblema que marca os 42 anos de produção do Gol, revivendo as clássicas rodas orbitais, equipadas pela primeira vez no Gol GTI, na década de 1990.

Embaixo do capô o modesto motor 1.0 MPI que entrega 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque máximo, atrelado ao câmbio manual de cinco marchas.

Cabine digna de uma história de sucesso

Ao longo de sua trajetória, passando pelas cinco gerações, o Gol recebeu diversas configurações de cabines diferentes. Algumas mais funcionais, como na segunda geração do Gol, lançada em 1994, ou uma opção mais esportiva, como o Gol GTI de 1988.

Interior do veículo contemplando o clima esportivo (Foto: Divulgação)
Interior do veículo contemplando o clima esportivo (Foto: Divulgação)


No Last Edition, o interior trouxe a mistura para fazer uma homenagem as edições mais conhecidas do compacto. Já no primeiro contato, os bancos foram revestidos em tecido exclusivo que remete aos assentos Recaro que estavam presente no Gol GTI, além do destaque em baixo relevo com o nome da edição e as costuras vermelhas. Nas portas, foi aplicado, pela primeira vez nesta geração, tecidos na parte central, replicando o material dos bancos. Completando o clima esportivo do interior, o teto foi revestido na cor preta, assim como as colunas A e B.

A frente do motorista, a herança esportiva permanece no painel de instrumentos, com grafismo exclusivo para a Last Edition, além do volante multifuncional revestido em couro, que também recebeu costuras vermelhas. No console central, o sistema de infotainment Composition Touch com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay foi instalado logo abaixo do acabamento em estilo fibra de carbono, onde foi posicionada a placa da edição limitada com a numeração da unidade.

Nos siga no Google Notícias