ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Assembleia promulga lei que cria fundo para comprar terra indígena

Fabiano Arruda | 08/02/2012 11:00

Casa de Leis também promulgou outras cinco leis na edição desta quarta do Diário Oficial do Estado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promulgou, na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado, seis leis, entre elas, a que autoriza o Governo do Estado a criar o Fepati (Fundo Estadual de Terras Indígenas).

De autoria dos deputados Laerte Tetila (PT) e Pedro Kemp (PT), o objetivo do fundo é captar recursos financeiros para aquisição de terras de propriedades particulares consideradas terras indígenas e destinadas ao assentamento de famílias indígenas.

Na prática, o Fepati foi criado na tentativa de agilizar o processo de indenizações no Estado e se desvencilhar das decisões da União.

“É natural que seja um projeto polêmico e crie resistência dos produtores, mas é um mecanismo para agilizar indenizações que geralmente demoram de 15 a 20 anos”, chegou a explicar Tetila ao Campo Grande News.

A Casa de Leis promulgou ainda a determinação que o Governo do Estado afixe placas permanentes, alertando sobre os riscos do uso das drogas, nas escolas da rede estadual de ensino, que passarem por reforma o ampliação de suas instalações.

Outra lei promulgada dispõe sobre a instalação de placas de informação sobre postos de combustíveis nas rodovias estaduais.

A edição desta quarta do DOE também traz a publicação de da lei que declara de utilidade pública estadual a “Associação de Pais e Amigos Beneficentes de Crianças e Idosos Dona Margarida”. Também foi declarada de utilidade pública estadual a Associação dos Praças e Oficiais da Política Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

E a lei número 4.167 torna obrigatório “o encaminhamento aos contratantes, por escrito, de contratos firmados por meio de call center e outros meios não presenciais, e dá outras providências”.

Nos siga no Google Notícias