ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

CGU calcula em 60 dias prazo para concluir relatório da operação Sangue Frio

Aline dos Santos | 09/09/2013 12:41

A CGU (Controladoria-Geral da União) deve levar, ao menos, mais 60 dias para concluir o relatório final sobre a operação Sangue Frio, realizada em 19 de março. A ação investiga o desmonte da estrutura da rede pública de oncologia para beneficiar o setor privado. Cabe ao órgão verificar se houve desvio de dinheiro público e dimensionar o tamanho do prejuízo.

“O trabalho ainda não foi finalizado e deve demorar pelo menos 60 dias. É muito material”, afirma a chefe da controladoria em Mato Grosso do Sul, Janaína Gonçalves Theodoro de Faria. A CGU analisa a papelada apreendida no Hospital Universitário e Hospital do Câncer, ambos em Campo Grande, além de documentos apreendidos em residências e empresas. Já os computadores são verificados pela PF (Polícia Federal).

Segundo Janaína Gonçalves, o trabalho exige resultados conclusivos. “É normal que se demore mesmo”, afirma. Quando concluído, o relatório segue para a PF e fornece subsídios para pedidos de indiciamentos. Ela explica que, a partir da autorização judicial, os dados da quebra de sigilo bancário demoram de nove meses a um ano. Do sigilo fiscal, são seis meses.

Em 2012, a auditoria realizada pela CGU verificou prejuízo de R$ 973 mil aos cofres públicos no HU. O valor foi obtido após levantamento em contratos do Hospital Universitário que somam R$ 11 milhões.

A análise trouxe à tona uma série de irregularidade: direcionamento de licitação, montagem de processos licitatórios, subcontratação de serviços para empresas ligadas a dirigentes do hospital, superfaturamento e emissão de empenho anterior à adesão em ata de registro de preços.

Nos siga no Google Notícias