A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

17/08/2014 09:50

Polêmico, concurso para titular de cartórios tem 2,9 mil fazendo provas

Kleber Clajus e Caroline Maldonado
Ao todo, 2.965 candidatos disputam 85 vagas disponibilizadas no certame (Foto: Marcelo Victor)Ao todo, 2.965 candidatos disputam 85 vagas disponibilizadas no certame (Foto: Marcelo Victor)
Robson aguarda a namorada que veio de Gaspar (SC) para realizar a prova objetiva (Foto: Marcelo Victor)Robson aguarda a namorada que veio de Gaspar (SC) para realizar a prova objetiva (Foto: Marcelo Victor)

A prova objetiva para 85 vagas de titulares de cartórios, neste domingo (17), ocorre com tranquilidade em Campo Grande. Participam da seleção, que havia sido suspensa em março e teve novos pedidos de supensão na Justiça, 2.965 candidatos inscritos. O certame é organizado pelo Ieses (Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul).

Veja Mais
Agravo é negado e concurso publico será realizado neste domingo
Concurso para administrar cartórios tem 34,8 candidatos por vaga em MS

De acordo com o empresário Robson Manes, 29 anos, não houve dificuldades para que sua namorada encontrasse o local de prova, dentre cinco blocos, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). “Estava tranquila a questão de informações e tem que chegar mais cedo para evitar problemas”, analisou.

Ele conta ainda que a companheira e escrivã Cibele Cshramm, 26, é concurseira e gastaram cerca de R$ 1 mil para vir de Gaspar (SC), a fim de que ela realizasse a prova.

Além da UFMS, a prova ocorre no Colégio CBA e constitui a primeira etapa do certame, que prevê ainda avaliação escrita e prática, oral e de títulos. Informações sobre a prova podem ser acompanhadas pelo site da organizadora.

Polêmica antiga - A seleção para administração de cartórios é polêmica antiga, uma vez que alguns estabelecimentos chegam a faturar R$ 17,1 milhões por ano e outros estão vagos há mais de 10 anos.

Por décadas os cartórios foram posse de famílias, passadas de forma hereditária, até que o CNJ determinasse a realização de concurso para sua administração. A maior parte das vagas que são disputadas hoje envolvem cartórios em que há disputa judicial para que os antigos “donos” permaneçam explorando os serviços.

Em março, o concurso foi suspenso às vésperas dos primeiros testes nos candidatos, por determinação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), após denúncia relacionada à titulação dos candidatos. O TJ, então, mudou o edital e abriu novo prazo de inscrições, em maio, marcando as provas para este domingo.

Novos pedidos de suspensão chegaram a ser protocolados e agravo de instrumento foi negado, ontem (16), pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Ao justificar a decisão, o desembargador Vladimir Abreu da Silva ressaltou que a realização do concurso público está em conformidade com a legislação vigente e com a aprovação do Conselho Nacional de Justiça, já que diante de tantas tentativas de impedir a realização deste, em momento algum constatou a existências das irregularidades e ilegalidades aduzidas pelo agravante.

Agravo é negado e concurso publico será realizado neste domingo
O Desembargador Vladimir Abreu da Silva indeferiu liminar para suspensão da realização da prova, que será realizada amanhã (17),do concurso público p...
Concurso para administrar cartórios tem 34,8 candidatos por vaga em MS
O TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul informou que 2.965 candidatos estão inscritos para fazer a prova objetiva do concurso para preencher...
CNJ avalia pedido para suspender, de novo, prova de concurso dos cartórios
Está mais uma vez em risco, pela segunda vez neste ano, a realização do concurso para preencher vagas de titulares de cartórios em Mato Grosso do Sul...
Termina hoje inscrição de processo seletivo da UFMS para professor substituto
Terminam hoje as inscrições de processo seletivo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para 12 vagas. As oportunidades são para profes...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions