ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Câmara afasta mais três vereadores acusados de corrupção em Naviraí

Helio de Freitas, de Dourados | 04/11/2014 10:26
Gean Carlos Volpato, do PMDB é um dos três vereadores afastados por determinação judicial (Foto: Portal do MS)
Gean Carlos Volpato, do PMDB é um dos três vereadores afastados por determinação judicial (Foto: Portal do MS)

Os vereadores Elias Alves (Pros), Gean Carlos Volpato (PMDB) e Vanderlei Chagas (PSD) foram afastados do cargo e serão substituídos pelos suplentes na Câmara Municipal de Naviraí, cidade a 366 km de Campo Grande. O afastamento, determinado pelo juiz Eduardo Magrinelli Junior, já era esperado, uma vez que eles se tornaram réus juntamente com os cinco vereadores presos desde 8 de outubro acusados de corrupção.

Elias Alves, Gean e Vanderlei não participaram da sessão de ontem à noite, que foi realizada com apenas dez vereadores. O presidente em exercício da Câmara, Moacir Aparecido Andrade, recebeu determinação do juiz para convocar os suplentes Djalma Marques de Oliveira (PMDB), Deoclécio Zeni (PSDB) e Luiz Carlos Garcia (PSD). Eles devem ser empossados na sessão da próxima segunda-feira.

Durante a sessão também houve mudança na comissão processante que pode levar à cassação dos cinco vereadores que estão presos – o presidente do Legislativo Cícero dos Santos, o Cicinho do PT, Marcus Douglas Miranda, Solange Melo, Adriano José Silvério e Carlos Alberto Sanches.

Os vereadores Antônio Carlos Klein e Márcio Scarlassara (PTdoB) deixaram a comissão por se julgarem impedidos, já que são suplentes dos vereadores afastados e teriam interesse na cassação. O terceiro integrante da comissão, Vanderlei Chagas, foi afastado da Câmara, já que também é réu no processo por corrupção.

Antônio Carlos Klein informou hoje ao Campo Grande News que ainda nesta terça-feira o presidente da Câmara Moacir Andrade deve indicar para os cargos da comissão processante os vereadores José Odair Gallo (PDT), José Roberto Alves (PMDB) e Jaime Dutra (PT). Os três também foram denunciados pelo Ministério Público por organização criminosa, mas o juiz Magrinelli Junior entendeu que em relação a eles não há indícios de autoria ou de participação deles no esquema de corrupção.

Réus – Na sexta-feira, dia 31, o juiz Eduardo Magrinelli Junior acatou a denúncia do Ministério Público contra os cinco vereadores presos no dia 8 de outubro durante a Operação Atenas, da Polícia Federal. Ele também aceitou a denúncia contra outras oito pessoas, entre elas os vereadores afastados ontem, que não chegaram a ser presos, mas foram denunciados pelo Ministério Público.

Também viraram réus os ex-assessores da Câmara Wagner Nascimento Máximo Antônio, Rogério dos Santos Silva, o “Rogério Dill”, e Thiago Caliza da Rocha; Carlos Brito de Oliveira, que prestava serviço de sonorização e gravação de vídeo para a Câmara e a empresária Mainara Gessika Malinski, mulher de Cícero dos Santos. Essas cinco pessoas também estão presas.

Magrinelli Junior e indeferiu a denúncia em relação aos vereadores Moacir Aparecido de Andrade (atual presidente), Jaime Dutra, José Roberto Alves, José Odair Gallo e Mário Gomes, todos citados nas conversas gravadas pela Polícia Federal. “Não vejo indícios de autoria ou de participação deles no crime de associação criminosa”, afirma o magistrado na decisão.

Cícero dos Santos, apontado como o articulador do esquema de corrupção montado na Câmara de Naviraí, é o único dos 13 réus acusado de cinco crimes – organização criminosa (pena de 3 a 8 anos), corrupção passiva (2 a 12 anos), peculato (2 a 12 anos), fraude em licitação (2 a 4 anos) e lavagem de dinheiro (3 a 10 anos).

Marcus Douglas vai responder por organização criminosa, corrupção passiva e peculato (quando servidor público se apropria de valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desvia em proveito próprio ou alheio).

Adriano José Silvério, vereador mais votado nas eleições de 2012, passa a ser réu por corrupção passiva e organização criminosa. A policial civil aposentada e vereadora Solange Melo responderá por peculato e organização criminosa e Carlos Alberto Sanches, o Carlão, agora é réu por organização criminosa e corrupção passiva.

Mainara Géssica Malinski vai responder por lavagem de dinheiro e organização criminosa. Carlos Brito de Oliveira responde por fraude à licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os ex-assessores da Câmara Wagner, Thiago Caliza e Rogério são réus por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Nos siga no Google Notícias