ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Comissão vai entregar relatório sobre vereadores acusados de corrupção

Helio de Freitas, de Dourados | 06/01/2015 15:07
Marcio Scarlassara preside a Comissão Processante que pode levar à cassação dos quatro primeiros vereadores acusados de corrupção (Foto: Correio do Sul)
Marcio Scarlassara preside a Comissão Processante que pode levar à cassação dos quatro primeiros vereadores acusados de corrupção (Foto: Correio do Sul)

Será entregue amanhã à presidência da Câmara de Naviraí, cidade a 366 km de Campo Grande, o relatório da Comissão Processante instaurada para apurar quebra de decoro por parte dos vereadores Cícero dos Santos, o Cicinho do PT, Adriano José Silvério (SDD), Marcus Douglas Miranda (PMN) e Carlos Alberto Sanches, o Carlão (SDD).

Os quatro são acusados de fazer parte de um esquema de corrupção desvendado pela Operação Atenas, desencadeada pela Polícia Federal no dia 8 de outubro do ano passado, quando dez pessoas, incluindo cinco vereadores, foram parar atrás das grades. Apenas Cicinho continua detido na penitenciária de Naviraí. Marcus Douglas está em prisão domiciliar e Carlão e Adriano ganharam liberdade em dezembro.

Solange Melo era a quinta vereadora presa, mas ela renunciou ao mandato no dia 7 de novembro. Policial civil aposentada, Solange passou dois meses na cadeia e saiu no dia 13 de dezembro, graças a um habeas corpus do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O presidente da comissão, vereador Marcio Scarlassara (PSDC) informou hoje ao Campo Grande News que o relatório a ser entregue amanhã pelo relator José Roberto Alves (PMDB) será encaminhado em seguida ao presidente do Legislativo, Moacir Aparecido de Andrade (PTBdoB), que terá, a partir desse momento, 48 horas para convocar os demais vereadores para apreciação em plenário.

Sessão de julgamento – A sessão extraordinária para o julgamento dos quatro vereadores – afastados dos cargos e substituídos por suplentes ainda em outubro – está marcada para segunda-feira, dia 12, às 8h.

Scarlassara disse que ainda não tem conhecimento do teor do relatório de José Roberto, mas afirmou que poderá apresentar um relatório próprio, caso não concorde com o encaminhamento do relator. Comentários de moradores de Naviraí circulando nas redes sociais revelam que José Roberto poderá pedir a absolvição de um ou dois vereadores.

“Estamos trabalhando às claras, com responsabilidade e dentro da lei. Se houver necessidade eu, como presidente, posso apresentar outro relatório diferente daquele do relator. A decisão final será tomada em plenário”, afirmou Scarlassara.

Segundo ele, o parecer da comissão será votado pelos 13 vereadores da cidade. O voto será aberto e a previsão é de que a sessão dure pelo menos 14 horas. “Queremos concluir o julgamento ainda na segunda-feira”, disse o presidente.

Outra comissão – Uma segunda Comissão Processante, também resultado da Operação Atenas, está em andamento contra os vereadores Elias Alves (Pros), Vanderlei Chagas (PR) e Gean Carlos Volpato (PMDB).

Denunciados pelo Ministério Público por ligação no esquema de recebimento de diárias fraudulentas, eles são réus na ação penal que tramita no Poder Judiciário e estão afastados da Câmara desde o início de novembro.

Os três podem perder o mandato por quebra de decoro. Marcio Scarlassara, que também preside essa Comissão Processante, disse que o trabalho deve ser concluído ainda em janeiro.

Cícero dos Santos, Marcus Douglas Miranda e Adriano Silvério serão julgados por quebra de decoro juntamente com Carlos Alberto Sanches (Foto: Sul News)
Cícero dos Santos, Marcus Douglas Miranda e Adriano Silvério serão julgados por quebra de decoro juntamente com Carlos Alberto Sanches (Foto: Sul News)
Nos siga no Google Notícias