ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Em Corumbá, Ministério da Saúde investiga 17 suspeitas de gripe A

Lidiane Kober | 19/03/2014 18:48

O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde investigam 17 suspeitas de gripe A em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. Até agora, três óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outras quatro mortes intrigam autoridades e a população.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, do total de notificações, exames iniciais descartaram a gripe A em 14 casos.

Até a última segunda-feira (17), a secretaria, que enviou cinco técnicos à cidade, apontou nove suspeitas. Outras oito amostras foram encaminhadas a laboratório, que afastou a ocorrência.

Em relação às sete mortes, em três confirmou-se a presença da gripe A. Exames iniciais afastaram a doença nos outros casos, mas, para garantir a resposta, pelo menos três amostras vão para nova avaliação no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Apesar das mortes, o Ministério da Saúde ainda classifica os casos como “isolados” e descarta surto. Desde a semana passada, cinco técnicos do Governo Federal estão em Corumbá estudando a região onde as vítimas residiam e investigando se parentes chegaram a apresentar sintomas semelhantes.

A equipe também está capacitando os profissionais de saúde do município para ensinar procedimento de coleta. Por enquanto, está afastada a antecipação da vacinação, prevista para iniciar em 4 de abril.

Os principais sintomas da gripe A são febre alta e dificuldade de respirar. A diferença da gripe normal reside na evolução rápida da doença. Especialistas alertam para evitar a automedicação e ressaltam sobre a necessidade de procurar logo atendimento médico.

Até agora, entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, só em Corumbá as autoridades registraram notificações e casos de gripe A.

Nos siga no Google Notícias