ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Encontro regional de povos indígenas começa amanhã e vai debater educação

Evento realizado na aldeia Jaguapiru em Dourados vai até sábado e no primeiro dia tem a escolha da miss e mister indígena

Helio de Freitas, de Dourados | 13/04/2015 11:11
Encontro regional com seminários e eventos esportivos comemora Dia do Índio em Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)
Encontro regional com seminários e eventos esportivos comemora Dia do Índio em Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)

Começa amanhã em Dourados, a 233 km de Campo Grande, o 2º Encontro Regional dos Povos Indígenas. Realizado pela Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas da prefeitura, o evento vai até sábado na sede da coordenadoria e na Vila Olímpica, na aldeia Jaguapiru. Tendo como tema “Sustentabilidade, Educação e Direitos Indígenas”, o encontro faz parte das comemorações do Dia do índio (19 de abril).

O diretor da coordenadoria, Leomar Mariano, informou que de amanhã até sexta-feira, dia 17, acontece um seminário com palestras sobre agricultura familiar, com foco na cultura da mandioca, palestra sobre direitos indígenas e oficinas sobre artesanato. Também na sede da coordenadoria de quarta a sexta, haverá uma feira cultural, com exposição de produtos de fabricação indígena.

Amanhã à noite, na Vila Olímpica, tem o concurso Miss e Mister Indígena 2015, com a participação de 20 concorrentes, sendo dez homens e dez mulheres. No ano passado, os vencedores foram Cintia Moraes Souza, 17, e Rocleiton Ribeiro Flores, 19, ambos da etnia terena. A abertura oficial do encontro será na quarta-feira, dia 15, às 8h, na Vila Olímpica.

A programação de sábado, dia 18, que é esportiva e cultural, destinada à confraternização dos povos indígenas. Haverá sambo (dança típica com competição), tiro de arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força misto e modalidades esportivas de quadra e campo.

Pelo menos 300 pessoas são esperadas nas palestras e oficinas do seminário. Já as atividades esportivas e culturais devem atrair três mil pessoas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho e também de municípios vizinhos.

Nos siga no Google Notícias