ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

HU começa da “estaca zero” projeto de unidade para atender mulheres e crianças

Representantes da Ebserh e do escritório da ONU que vai elaborar projeto estão em Dourados para visita técnica ao hospital

Helio de Freitas, de Dourados | 06/08/2015 16:19
Visita ao HU de Dourados nesta quinta marca o reinício do trabalho para construção de unidade (Eliel Oliveira)
Visita ao HU de Dourados nesta quinta marca o reinício do trabalho para construção de unidade (Eliel Oliveira)

Recomeçou oficialmente nesta quinta-feira (6), “da estaca zero”, o trabalho para construção de uma unidade voltada ao atendimento de crianças e mulheres no HU (Hospital Universitário) de Dourados, a 233 km de Campo Grande. Representantes da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e da Unops (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos) iniciaram hoje uma série de visitas, levantamentos e reuniões para elaborar o projeto, que deve ficar pronto até o final do ano.

De acordo com o hospital da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), os R$ 12,9 milhões, liberados há dois anos para a obra e não utilizados dentro do prazo, serão mesmo devolvidos ao Ministério da Saúde e será preciso viabilizar outros recursos para a construção.

A superintendente do HU, Mariana Garcia Croda, disse que a visita das equipes marca o início de uma série de discussões e busca por recursos. Segundo ela, a Ebserh entendeu a gravidade da situação e decidiu se empenhar na elaboração e execução do novo projeto.

Perda de recursos – Sobre a perda dos recursos, a médica disse que o fato ocorreu por uma série de problemas com a empresa contratada para a execução do projeto anterior. “Foram vários problemas que geraram processos administrativos e consequentemente houve essa morosidade na execução. Agora estamos preparando a devolução do recurso para podermos buscar outros”, afirmou. Segundo ela, o HU não vai perder dinheiro, pois não gastou a verba, que será integralmente devolvida.

Financiamento – Já a supervisora regional da Ebserh, Valéria Fonseca de Paiva, disse que a busca por recursos está sendo avaliada “em todos os âmbitos”, inclusive a possibilidade de buscar outras fontes de financiamento.

“Vamos avaliar também o propósito assistencial dessa nova unidade, a demanda epidemiológica da região e outros fatores. Dourados tem uma importância muito relevante na questão da saúde e atende uma região ampla. Essa unidade vem qualificar a atenção para a criança e a mulher”, declarou. A equipe permanece em Dourados até esta sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias