A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

23/07/2015 23:46

Importante para a economia local, curtume tem futuro incerto

Thiago de Souza
Com pouca matéria prima, curtume deixa máquinas desligadas. (Foto: Fábio Jorge/Perfil News)Com pouca matéria prima, curtume deixa máquinas desligadas. (Foto: Fábio Jorge/Perfil News)

Um curtume localizado em Três Lagoas vai retomar as atividades operacionais, mas tem seu futuro incerto devido ao cenário de instabilidade econômica e da concentração de mercado por grandes empresas. Devido às exigências do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul), o curtume ficou com as atividades paralisadas por uma ano.

Veja Mais
Crise acaba com quase três mil empregos no primeiro semestre
Em crise financeira, prefeitura convoca 220 aprovados em concurso

Agora, o problema é outro, segundo o gerente-geral da empresa, Claudemir Rocha Meidas. “Está muito difícil adquirir a matéria-prima no Brasil, já que os maiores frigoríficos, que antes forneciam para a empresa três-lagoense, foram comprados por grupos que monopolizaram o produto e não disponibilizam para o mercado”, reclamou o gerente.

Ainda segundo Meidas, as compras grandes vinham do Nordeste e Pará. “Do frigorífico de Três Lagoas também se obtinha o material. O pouco couro que ainda encontramos nos poucos frigoríficos não monopolizados, não atende à demanda dos curtumes”, explicou Rocha.

Outro motivo que atrapalha a volta do Curtume é a baixa das exportações. China, Estados Unidos e Itália eram os maiores clientes do couro processado em Três Lagoas e, atualmente, refrearam as compras, o que dificulta também a reabertura das atividades. Anualmente, as exportações injetavam R$ 50 milhões por ano na economia local.

O produto “wet blue” era vendido para empresas do setor automobilístico e de estofados. Com pouca oferta e vendas reduzidas, fica impossível a contratação de mão de obra.

Crise acaba com quase três mil empregos no primeiro semestre
A perda de quase três mil empregos formais em Corumbá, no primeiro semestre de 2015, é reflexo da crise financeira pelo qual o país atravessa. Soment...
Lojas vão estender horário de atendimento durante o mês de dezembro
O comércio de Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande - irá funcionar em horário especial neste fim de ano. Os horários e dias foram ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions