ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Investigação da PF indica que Nisio saiu vivo de acampamento indígena

Marta Ferreira e Nadyenka Castro | 23/11/2011 11:04

Líder guarani-kaiowa é dado como desaparecido. Investigação está "avançada", segundo Corporação

Em foto tirada dois dias antes de desaparecer,  Nisio aparece com chapéu encontrado depois no acampamento. (Foto: Divulgação Cimi)
Em foto tirada dois dias antes de desaparecer, Nisio aparece com chapéu encontrado depois no acampamento. (Foto: Divulgação Cimi)

A investigação que a Polícia Federal faz do ataque sofrido por índios do acampamento Guaiviry, na região Sul do Estado, indica, até agora, que o líder Nisio Gomes saiu vivo do local. Por isso, ele é dado como desaparecido.

A Polícia Federal não detalha o andamento do inquérito nem explica o porque dessa convicação. Conforme apurado hoje, o trabalho de apuração está adiantado e, em breve, podem ser apontados os responsáveis pelo ataque.

O Campo Grande New, que está na região, apurou junto à PF que os depoimentos coletados até agora indicam que 7 homens invadiram o acampamento, em três camionetes, usando armas longas não letais, ou seja, que usam balas de borracha e normalmente são usadas para conter tumultos.

Balas desse tipo foram encontradas no acampamento, assim como rastro de sangue, indicando que alguém foi arrastado, mas, diante dos testemunhos, a PF acredita que Nisio tenha sido levado vivo. O sangue está passando por exames laboratoriais, para saber se é humano e de quem se trata, no caso positivo.

De Nisio, ficou no local apenas um chapéu com as coras da bandeira brasileira.

Outros dois índios foram feridos, conforme apurado até agora. A investigação indica, ainda, que os agressores são da região.

Ontem, foram colhidos depoimentos até por volta das 18h, de não índios.

Comitiva-O acampamento receberá hoje a tarde visita de uma comitiva da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Vieram de Brasília o secretário-executivo da SDH, Ramaís de Castro Silva, o ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Domingos da Silveira, a coordenadora-geral de Proteção a Defensores de Direitos Humanos da SDH, Clarissa Jokowski, e técnicos da pasta.

Neste momento, eles estão reunidos na sede da (Fundação Nacional do Índio), em Ponta Porã, com superintendente da Polícia Federal no Estado, Edgar Paulo Marcon, e representantes da Fundação. De lá, saem no começo da tarde para o acampamento, que fica entre as cidades de Aral Moreira e Amambai.

Nos siga no Google Notícias