A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

22/02/2013 19:29

MPF orienta União a enviar força policial para Caarapó

Nyelder Rodrigues

O MPF-MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) recomendou nesta tarde que a União envie força policial à Caarapó por causa do conflito indígena no local.

Veja Mais
Fazendeiro que matou índio de 15 anos pede reintegração de posse
MPF apura denúncia de ameaça de morte feita a frei por fazendeiros

O estopim do problema foi a morte do índio de 15 anos, Denilson Barbosa, capturado por pistoleiros e morto com tiros na cabeça no domingo (16). O fazendeiro Orlandino Carneiro Gonçalves, de 61 anos, confessou que ele foi o autor dos disparos.

Porém, ele disse que se assustou com a presença de estranhos na fazenda e atirou, e tentou socorrer o adolescente, largando ele na estrada vicinal porque estaria sendo perseguido. Os índios que estavam com Denilson e testemunharam a morte negam a versão.

Nesta manhã, indígenas disseram que um grupo de 12 pistoleiros se aproximou da entrada da Fazenda Santa Helena, ocupada pelos índios da terra Tey’ikue após o crime, e efetuou tiros. A ação não deixou feridos, mas segundo o MPF, trouxe insegurança na região, e por isso foi recomendada a presença da Força Nacional e Polícia Federal em Caarapó.

Além disso, os indígenas relatam que na noite de ontem (21) camionetes rondavam a fazenda ocupada, e alguns dos índios chegaram a ser abordados por homens que buscavam informações sobre os líderes da comunidade.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions