ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Ocupados há quase quatro meses por índios, sítios viram “cidade de lona”

Moradores afirmam que acampamento na zona norte de Dourados aumenta toda semana e reclamam da lentidão da Justiça

Helio de Freitas, de Dourados | 28/06/2016 09:45
Índios acampados em sítio na região norte de Dourados (Foto: Arquivo)
Índios acampados em sítio na região norte de Dourados (Foto: Arquivo)
São seis sítios ocupados por índios em Dourados (Foto: Arquivo)
São seis sítios ocupados por índios em Dourados (Foto: Arquivo)

Na terça-feira da semana que vem faz quatro meses que índios guarani-kaiowá ocupam pequenos sítios localizados nos arredores da reserva de Dourados, a 233 km de Campo Grande. Localizadas na região norte da cidade, as propriedades estão dentro do perímetro urbano, mas mantêm as características rurais e antes da ocupação eram usadas para plantio de soja, milho e hortifrutigranjeiros e para a criação de bois, porcos e galinhas.

Durante as invasões, em março, os índios chegaram a entrar em 13 sítios, mas deixaram alguns e se concentraram em seis propriedades – cinco no lado oeste da cidade e um próximo ao anel viário, no trecho entre a MS-156 e a BR-163.

“Isso aqui virou uma vila de índios, dois sítios onde as proprietárias permanecem estão cercados de barracos e os moradores vivem com medo, sendo aterrorizados e ameaçados. Eles ameaçam colocar fogo em tudo, soltam rojões”, afirmou ao Campo Grande News a sitiante Vanilda Alves Valintim, que foi expulsa de um dos sítios invadidos e desde março mora na casa da mãe com os filhos pequenos e o marido.

Sem esperança – A sitiante reclamou da lentidão da Justiça Federal em determinar força policial para cumprir a reintegração de posse, determinada no dia 11 de abril pelo juiz federal Jânio Roberto dos Santos. No domingo à noite os moradores foram à Praça Antonio João, onde ocorreu o encerramento da passagem da tocha olímpica, e levaram faixas e cartazes cobrando a desocupação das terras.

Segundo Vanilda, na sexta-feira (24) os moradores foram recebidos pelo juiz Janio dos Santos, mas saíram do encontro ainda mais frustrados.

“Ele disse saber que não são terras indígenas e que é contra tirar terra de pequeno produtor para resolver o problema social dos índios, uma reponsabilidade do governo federal, mas que não vai disponibilizar a polícia para fazer a retirada para não causar uma tragédia dos dois lados”, afirmou Vanilda.

Segundo ela, o juiz federal orientou o advogado dos sitiantes a recorrer ao TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região (São Paulo) e solicitar policiamento nas áreas ocupadas para coibir ameaças aos moradores.

“As pessoas que permanecem nos sítios ocupados estão apavoradas, eles jogam bomba, jogam pedra, os moradores choram dia e noite. Isso é terrorismo, uma vergonha”, afirmou Vanilda.

Segundo ela, os índios foram a um dos sítios e falaram para a moradora deixar o local porque precisam da casa para instalar um posto de saúde. “Ela disse que a casa é dela e eles responderam que se ela não saísse iriam arrancá-la à força”.

Funai – De acordo com a Funai, a área é reivindicada pelos guarani-kaiowá desde 1970 e estudos antropológicos já foram iniciados, para identificar as terras como de ocupação tradicional indígena.

“Os procedimentos administrativos de identificação e delimitação das terras indígenas guarani-kaiowá foram objeto de Compromisso de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público Federal, em 2007, com o objetivo de assegurar e efetivar os direitos territoriais desses povos, nos moldes do que preconiza a Constituição Federal de 1988”, informou a assessoria do órgão federal.

De acordo com a Funai, os estudos das áreas reivindicadas no entorno do município de Dourados fazem parte do Plano Plurianual 2016-2019, cuja realização é determinada por decisão da Justiça Federal. “A regularização fundiária dos territórios guarani-kaiowá no Mato Grosso do Sul é tratada como prioridade da instituição”.

Nos siga no Google Notícias