A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

17/07/2015 14:13

Prefeito decreta emergência por causa de estragos provocados pela chuva

Helio de Freitas, de Dourados
Estragos provocados pela chuva no município de Itaquiraí levaram prefeito a decretar emergência (Foto: Edson Freitas/Divulgação)Estragos provocados pela chuva no município de Itaquiraí levaram prefeito a decretar emergência (Foto: Edson Freitas/Divulgação)

O prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB) decretou situação de emergência no município de Itaquiraí, a 410 km de Campo Grande, por causa dos estragos provocados pelas chuvas nas últimas semanas.

De acordo com a prefeitura, as chuvas torrenciais provocaram danos em toda a área do município, principalmente em estradas rurais, atingindo travessões mestres dos assentamentos. Também foram atingidas ruas do perímetro urbano, onde a enxurrada abriu crateras e deixaram trechos intransitáveis.

A precipitação pluviométrica nos dias 2 e 3 de julho chegou a 200 milímetros, volume superior ao que era esperado para todo o mês. Conforme a prefeitura, nas semanas seguintes a chuva continuou com muita intensidade, agravando ainda mais os estragos. Foram 320 milímetros em 14 dias.

Espera apoio imediato – “A precipitação pluviométrica continuou aumentando em Itaquiraí, trazendo prejuízos materiais e financeiros aos moradores das áreas urbana e rural, bem como à prefeitura com a ocorrência de erosões em vias públicas, queda de postes de iluminação pública, rompimento de redes de água potável e rompimento de galerias de águas pluviais. Tudo isso justifica o decreto que assinamos, para receber de imediato apoio do governo do Estado”, afirmou o prefeito.

Bairros mais afetados - Levantamento feito pela Secretaria de Obras mostra que os bairros mais afetados foram o Nova Era, Nova Esperança I e II, Distrito Industrial I e II e o Jardim Monte Castelo. Na zona rural, a chuva provocou estragos principalmente nos assentamentos Sul Bonito, Indaiá, Tamakavi, Aliança, Santa Rosa, Guassu, Complexo Santo Antônio, Lua Branca, Boa Sorte e Porto Santo Antônio.

“Estamos mobilizando todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil de Itaquiraí nas ações de resposta ao desastre natural, visando a reabilitação do cenário destruído, sobretudo a reconstrução e restabelecimento da normalidade do tráfego de pessoas e veículos”, afirmou o secretário de Obras José Carlos Loro.
Nesta sexta, a prefeitura faz novo levantamento, com registro fotográfico e anotações das áreas mais críticas, para incluir na documentação comprovando a situação de emergência em Itaquiraí.

Jovem morre ao ser atingido por cinco tiros quando chegava em casa
Gean Cláudio da Silva Santos, 19, foi surpreendido por atiradores e morto ao chegar em frente de casa, por volta de 23h30 deste domingo (19). O crime...
Homem dirige embriagado, pede para ser preso e arromba porta de delegacia
Homem, de 31 anos, foi detido em flagrante por dirigir embriagado, ter desacatado policiais e até pedir para ser preso na delegacia de Itaporã, cidad...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions