A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

17/07/2015 14:13

Prefeito decreta emergência por causa de estragos provocados pela chuva

Helio de Freitas, de Dourados
Estragos provocados pela chuva no município de Itaquiraí levaram prefeito a decretar emergência (Foto: Edson Freitas/Divulgação)Estragos provocados pela chuva no município de Itaquiraí levaram prefeito a decretar emergência (Foto: Edson Freitas/Divulgação)

O prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB) decretou situação de emergência no município de Itaquiraí, a 410 km de Campo Grande, por causa dos estragos provocados pelas chuvas nas últimas semanas.

Veja Mais
Prefeitos solicitam ajuda ao governo para recuperar estragos causados pela chuva
Chuva forte destroi pontes e deixa estradas vicinais intransitáveis

De acordo com a prefeitura, as chuvas torrenciais provocaram danos em toda a área do município, principalmente em estradas rurais, atingindo travessões mestres dos assentamentos. Também foram atingidas ruas do perímetro urbano, onde a enxurrada abriu crateras e deixaram trechos intransitáveis.

A precipitação pluviométrica nos dias 2 e 3 de julho chegou a 200 milímetros, volume superior ao que era esperado para todo o mês. Conforme a prefeitura, nas semanas seguintes a chuva continuou com muita intensidade, agravando ainda mais os estragos. Foram 320 milímetros em 14 dias.

Espera apoio imediato – “A precipitação pluviométrica continuou aumentando em Itaquiraí, trazendo prejuízos materiais e financeiros aos moradores das áreas urbana e rural, bem como à prefeitura com a ocorrência de erosões em vias públicas, queda de postes de iluminação pública, rompimento de redes de água potável e rompimento de galerias de águas pluviais. Tudo isso justifica o decreto que assinamos, para receber de imediato apoio do governo do Estado”, afirmou o prefeito.

Bairros mais afetados - Levantamento feito pela Secretaria de Obras mostra que os bairros mais afetados foram o Nova Era, Nova Esperança I e II, Distrito Industrial I e II e o Jardim Monte Castelo. Na zona rural, a chuva provocou estragos principalmente nos assentamentos Sul Bonito, Indaiá, Tamakavi, Aliança, Santa Rosa, Guassu, Complexo Santo Antônio, Lua Branca, Boa Sorte e Porto Santo Antônio.

“Estamos mobilizando todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil de Itaquiraí nas ações de resposta ao desastre natural, visando a reabilitação do cenário destruído, sobretudo a reconstrução e restabelecimento da normalidade do tráfego de pessoas e veículos”, afirmou o secretário de Obras José Carlos Loro.
Nesta sexta, a prefeitura faz novo levantamento, com registro fotográfico e anotações das áreas mais críticas, para incluir na documentação comprovando a situação de emergência em Itaquiraí.

Lojas vão estender horário de atendimento durante o mês de dezembro
O comércio de Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande - irá funcionar em horário especial neste fim de ano. Os horários e dias foram ...
Esposa é presa ao tentar entregar pão recheado com maconha para detento
A esposa de um detento de Itaquiraí, distante 410 km de Campo Grande, foi presa na tarde de ontem (7) tentando entregar um pão recheado com maconha p...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions