A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

24/09/2014 19:25

Tornado já atingiu cidade antes; episódio anterior foi em 2010

Liana Feitosa
O barco de turismo de pesca que naufragou hoje (24) em foto de divulgação. (Foto: Reprodução Facebook)O barco de turismo de pesca que naufragou hoje (24) em foto de divulgação. (Foto: Reprodução Facebook)

Não é a primeira vez que um tornado atinge a cidade de Porto Murtinho, distante 431 km de Campo Grande. Em outubro de 2010 o mesmo fenômeno atingiu - em uma madrugada - uma chalana que estava no Rio Paraguai, perto do encontro com o Rio Apa, a 70 km da cidade.

Veja Mais
Barco-hotel que virou com 27 a bordo era de colônia no Paraguai
Tornado destrói cidade e causa naufrágio de barco com 27 a bordo

Na ocasião, parte da embarcação ficou destruída, causando sérios prejuízos em equipamentos e televisores que ficavam nos quartos da chalana. Além disso, embarcações de apoio afundaram, como botes com motores que estavam atrelados.

Apesar de ter durado apenas um minuto, o tornado de 2010 causou pânico em um grupo de 13 empresários douradenses estavam na chalana.

Um empresário acabou ferido na perna e na cabeça e outro teve que ser removido em uma lancha de apoio até o Hospital de Porto Murtinho. Segundo o jornal Dourados Informa, no momento do episódio, os tripulantes disseram que o vento pode ter sido de mais de 100 km/hora.

Hoje - No tornado registrado nesta tarde (24), os ventos chegaram a 93km/h. Esse tipo de ocorrência só é formado quando há um tipo específico de nuvem, conhecida popularmente como funil de nuvem.

O tornado tem, geralmente, cerca de 100 metros de espessura e se caracteriza pela formação de um corredor que não abrange quilômetros de extensão, mas causa muitos estragos.

Por causa do fenômeno, um barco-hotel com 27 pessoas a bordo virou, também no Rio Paraguai. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros na cidade, tenente Landis Dorneles Pereira, até o momento uma foi encontrada morta.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions